O Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) passa a partir de hoje, 25 de janeiro, a contar com mais uma unidade hospitalar.

O Hospital de São Gonçalo de Lagos (HSGL), cuja assinatura do contrato de cessão de posição contratual entre o HPA e o CHUA se realizou hoje, disporá de 44 camas, Bloco Operatório, Consultas, Laboratório, Imagiologia e Serviço de Urgência Básico, permitindo assim a “ampliação da qualidade de cuidados de saúde, em segurança, pela imagem da região”.

“O contrato de arrendamento entre a CGD (FII SaúdeInveste) e o CHUA visa colocar e estabilizar no perímetro do SNS, as instalações do Hospital S. Gonçalo de Lagos (construção de 2005), cujo internamento ocupámos, há exatamente um ano, ainda com base na Lei da declaração do estado de emergência (jan. 2021), por acordo de então entre a ARS Algarve e o grupo privado HPA (que termina a exploração), repondo e recuperando agora também a resposta em atividade cirúrgica e ampliação do respetivo internamento, em substituição das instalações arrendadas do antigo hospital de Lagos (construção de 1496) a operar no limite da segurança estrutural e cuja localização adversa é deveras preocupante”, refere o Conselho de Administração do CHUA.

A sessão de assinatura deste contrato decorreu já nas instalações do Hospital de São Gonçalo e estiveram presentes o Conselho de Administração do CHUA – a presidente Ana Varges Gomes, os vogais executivos Paulo Neves e Patrícia Rego, o Diretor Clínico Horácio Guerreiro e a Enfermeira Diretora Mariana Santos – o Presidente do Conselho de Administração e o Administrador do HPA, João Bacalhau e Artur Bacalhau, respetivamente, e a vereadora da Câmara Municipal de Lagos Sara Coelho.

Ana Varges Gomes, Presidente do Conselho de Administração do CHUA, realçou a importância deste “momento histórico para o CHUA, uma vez que nos vai permitir oferecer mais e melhores cuidados de saúde aos nossos utentes, trazendo os cuidados diferenciados para perto da população”.

João Bacalhau, presidente do Conselho de Administração do Grupo HPA destacou “a colaboração entre os prestadores de cuidados de saúde privados e o SNS em prol da população”.

Já a vereadora Sara Coelho, na sua intervenção, reforçou o valor desta nova estrutura de saúde: “este novo hospital ao serviço do SNS vai ser muito importante para o município de Lagos e para as Terras do Infante, uma vez que o crescimento dos serviços de saúde representa também o crescimento da região”.

Recorde-se que as negociações para o arrendamento deste espaço hospitalar tiveram início em Março de 2021, quando o Conselho de Administração do CHUA manifestou à tutela o interesse em desenvolver esforços para realizar, com acordo de princípio do HPA, a transferência integral do antigo hospital de Lagos para o HSGL se para tanto conseguir as mesmas condições de exploração desta unidade com o Fundo Imobiliário da CGD, proprietário das instalações, que agora foi alcançado com a Portaria de Autorização assinada já pelas tutelas das Finanças e Saúde. 

O Hospital de Lagos – sob gestão do SNS passará a designar-se por Hospital Terras do Infante para o que se promoverá alteração de registo de denominação sem prejuízo da sua exploração imediata.