A Igreja da Misericórdia acolhe de 11 de novembro a 12 de janeiro a exposição «Arvoredos e Canaviais II», do artista Jorge Santos. A mostra, com curadoria de João Silvério, tem inauguração marcada para sábado, dia 11 de novembro, às 15h30.

Trata-se de uma homenagem à obra do artista Jorge Santos e à sua memória, no lugar onde nasceu. A sua produção artística, realizada em quase um quarto de século, é muito vasta: desenhos, pinturas, serigrafias, fotografias, vídeos, esculturas, azulejaria e um número bastante apreciável de livros do artista, mas também cadernos anotados onde encontramos estudos para diversos projetos em cada uma destas áreas da criação, muitos deles realizados e outros que, sendo parte do seu processo de trabalho, contribuíram para muitas outras obras, algumas delas inéditas.

A exposição, a segunda deste ciclo dedicado à sua obra, apresenta uma seleção de obras muito representativas do seu percurso artístico, numa perspetiva mais intimista. É um momento para partilhar a sua memória e o legado de uma obra muito singular, contemporânea e estreitamente ligada à expressão humana de uma poética e de um imaginário que nos é próximo.

De salientar que as suas obras foram expostas em Portugal e no estrangeiro, estando representadas em várias coleções particulares e institucionais, nomeadamente no MAAT – Museu de Arte Arquitetura e Tecnologia; Fundação  PLMJ; Madeira Corporate Services; CAMB – Centro de Arte Manuel de Brito; Coleção Novo Banco; Fundação Carmona e Costa; ANA – Aeroportos de Portugal; e Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian (em Portugal); na Foundation Centenera Jaraba (Espanha); Haim Chanin Collectiona; e Coleção La Petite Escalère (França); no The Beverly Hilton Hollywood (EUA); e na Biblioteca Apostólica Vaticana (Vaticano).