A Banda Filarmónica de São Brás de Alportel - ACREMS, vem por este meio, divulgar o II Workshop de Percussão e solicitar apoio na divulgação pública do mesmo. Enviamos o cartaz e fotos.

"Realiza-se no fim de semana de 20 e 21 de Novembro o II Workshop de Percussão da Banda Filarmónica de São Brás de Alportel. Este ano, num formato de dois dias, será orientado pelos professores Vasco Ramalho, no dia 20 de Novembro, com especial incidência nos instrumentos de percussão de lâminas, e Tiago Rêgo, no dia 21 de Novembro, num dia dedicado às percussões tradicionais portuguesas e boomwhackers.

Este Workshop tem objectivos pedagógicos e didácticos que visam proporcionar o contacto com diferentes metodologias de aprendizagem musical na percussão e dar a conhecer e introduzir os instrumentos de lâminas da família da percussão (xilofone, marimba e vibrafone), a percussão tradicional portuguesa e os  boomwhackers aos alunos participantes e ao público em geral. O Workshop enquadra-se ainda no âmbito das actividades do projecto “A Banda vai à Escola”que decorre no Agrupamento de Escolas de São Brás de Alportel.

No dia 20 de Novembro o trabalho terminará com um concerto didáctico (aberto ao público e de entrada livre) pelo grupo Al’Marafado Ensemble e convidados (Mauro Mestre e os participantes do Workshop).

Este grupo tem como formação  de base a marimba, a percussão, o oboé e a voz.  A fusão improvável destes instrumentos, leva ao público uma nova sonoridade, explorando a música de origem mais tradicional de cantautores como Zeca Afonso, entre outros, o choro e a bossa-nova, invocando também alguns dos grandes nomes da Música Popular Brasileira (MPB).

No dia 21 de Novembro o percussionista Tiago Rêgo dividirá o trabalho entre a exploração da percussão tradicional portuguesa, nomeadamente os bombos, e os boomwhackers, uns divertidos tubos coloridos que ao serem percutidos emitem as notas musicais. No final do dia de workshop realiza-se um concerto didático com Tiago Rêgo e os participantes do workshop, aberto ao público e de entrada livre.

As vagas para participantes são limitadas e as inscrições devem ser feitas através do seguinte formulário: https://forms.gle/jbbPLxXB1bygzzuWA

Esta iniciativa é organizada pela Banda Filarmónica de São Brás de Alportel - ACREMS e conta com o apoio da Direção Regional de Cultura do Algarve e do Município de São Brás de Alportel.

As actividades decorrem no Cineteatro de São Brás de Alportel.

Idade mínima: 6 anos. Não necessita ter conhecimentos musicais. 

 

Programa

- 20 de Novembro, Sábado - Vasco Ramalho

Inscrições limitadas ao máximo de 12 participantes para o Workshop deste dia;

10h00> 13h00 - Workshop de percussão

15h00> 17h00 – Workshop de percussão

18h30 - Concerto Didáctico com  Al’Marafado Ensemble e convidados - Mauro Mestre e os participantes do Workshop - Aberto ao público

 

- 21 de Novembro, Domingo - Tiago Rêgo

Inscrições limitadas ao máximo de 15 participantes para o Workshop deste dia;

10h00> 13h00 - Workshop de percussão Tradicional Portuguesa

15h00> 17h00 – Workshop de percussão - Boomwhackers

17h15 - Concerto Didáctico com  Tiago Rêgo e os participantes do Workshop – Aberto ao público