O Município de Aljezur aprovou o protocolo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e a CIM AMAL, onde estão os 16 concelhos do Algarve, e as Corporações de Bombeiros do Algarve.

O esforço financeiro do Município de Aljezur corresponde a um valor de cerca de 33.991,25€, distribuídos mensalmente, de 15 maio a 15 de outubro. Este protocolo de Cooperação para Constituição do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais no ano de 2021 na Região do Algarve – DECIR 2021, numa parceria regional, tem como objetivo tornar o Algarve mais resiliente mais seguro, para aqueles que cá residem e para os que nos visitam.

Ainda no âmbito do dispositivo DECIR 2021, no sentido de reforçar as equipas operacionais, o Município de Aljezur aprovou um reforço de verba, de cerca de 10.000€, para os meses de junho, julho, agosto e setembro, possibilitando assim que as equipas que operam no terreno, se façam acompanhar sempre com um graduado, que exerça as funções de 1º COS das equipas. Este ano, esta medida é alargada por mais um mês, atendendo a todo o panorama que se vive e que exige medidas excecionais.