Oito concelhos dos distritos de Santarém e Faro apresentam hoje um perigo máximo de incêndio devido ao tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em perigo máximo estão os concelhos de Tomar, Vila Nova da Barquinha, Constância, Abrantes, Ferreira do Zêzere (Santarém), Loulé, São Brás de Alportel e Tavira (Faro).

O IPMA colocou também vários concelhos dos distritos de Faro, Lisboa, Santarém, Leiria, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Viseu e Bragança em perigo muito elevado de incêndio.

Segundo o IPMA, o perigo de incêndio vai manter-se elevado em algumas regiões do continente pelo menos até sábado.

O perigo de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje céu pouco nublado ou limpo, aumentando de nebulosidade no litoral Norte e Centro para o final do dia, vento forte na faixa costeira ocidental e terras altas e pequena subida da temperatura máxima exceto na faixa costeira e da mínima no interior Norte e Centro.

AS temperaturas mínimas vão oscilar entre os 08 graus Celsius (em Braga e Viana do Castelo) e os 17 (em Faro) e as máximas entre os 20 (no Porto e Viana do Castelo) e os 32 (em Évora, Beja e Castelo Branco).

 

Por: Lusa