Esta foi a terceira descida da inflação que se deu, sobretudo, pela desaceleração dos preços da energia, aponta o INE.

Há boas notícias no que diz respeito à subida generalizada dos preços em Portugal. A inflação no nosso país caiu em janeiro para 8,3%, segundo aponta a estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatística (INE) esta terça-feira divulgada. Esta foi a terceira descida da inflação no nosso país que se deu, sobretudo, pela desaceleração dos preços da energia. Os dados definitivos sobre a inflação em Portugal vão ser publicados no próximo dia 10 de fevereiro.

“A taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá diminuído, pelo terceiro mês consecutivo, para 8,3% em janeiro de 2023, taxa inferior em 1,3 pontos percentuais (p.p.) à observada no mês anterior”, começa por indicar o gabinete de estatística português na nota divulgada esta terça-feira, dia 31 de janeiro de 2023.

A descida dos preços da eletricidade foi a que mais contribuiu para a desaceleração da inflação em Portugal, aponta o INE. De notar que a variação homóloga do índice relativo aos produtos energéticos também terá diminuído pela terceira vez consecutiva, para 6,8% (20,8% no mês anterior).

Por outro lado, os preços dos alimentos terão subido em janeiro de 2023. “O índice referente aos produtos alimentares não transformados terá acelerado para uma variação de 18,5% (17,6% em dezembro)”, destaca o instituto na mesma publicaçãoA inflação subjacente - que exclui os produtos alimentares não transformados e os produtos energéticos - também desacelerou em janeiro: registou uma variação de 7,0%, contra 7,3% no mês precedente.

Comparativamente com o mês anterior, a variação da inflação em Portugal terá sido -0,9% (-0,3% em dezembro e 0,3% em janeiro de 2022). Estima-se uma variação média nos últimos doze meses de 8,2% (7,8% no mês anterior).

Para comparar a inflação entre os diferentes países da União Europeia é utilizado o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC). E o IHPC português terá registado uma variação homóloga de 8,6% (9,8% no mês precedente).

Recorde-se que para travar a inflação na Zona Euro - que se fixou em 9,2% em dezembro -, o Banco Central Europeu (BCE) apertou a sua política monetária nos últimos meses, subindo as taxas de juro diretoras em 250 pontos base. A próxima reunião do regulador europeu está agendada para a próxima quinta-feira, dia 2 de fevereiro, e é esperado um novo aumento dos juros diretores de 50 pontos.

 

Por: Idealista