In Arboriam - uma árvore por serviço funerário Servilusa

Em todo o ano de 2021 a iniciativa In Arboriam da Servilusa garantiu a plantação de 6 600 árvores e soma já um total de 10 641 árvores, plantadas no âmbito deste projeto de responsabilidade social, iniciado pela Empresa em setembro de 2020 e que permitiu já a compensação de 2 400 toneladas de carbono na atmosfera.

O projeto desenvolvido pela Servilusa em Portugal, em parceria com a Tree-Nation, uma ONG que se dedica ao reflorestamento do planeta, tem como finalidade plantar uma árvore física por cada serviço funerário realizado, como forma de homenagem aos falecidos e também em benefício das gerações presentes e futuras.

O In Arboriam é um projeto pioneiro no setor funerário, através do qual a Servilusa desafia todos os amigos ou familiares do falecido que se queiram associar, para se juntarem à iniciativa para oferecerem também árvores para a floresta udiana(*), cuja evolução pode ser acompanhada on-line, aqui.

Esta iniciativa da Servilusa visa aproximar as famílias das suas memórias e raízes, contribuindo assim para a gestão do luto de amigos e familiares. Promovendo uma grande floresta udiana, de homenagem aos defuntos e à sua memória, torna-se igualmente uma ação de impacto positivo no ambiente, à escala global, como aposta na redução da pegada de carbono da empresa, esperando plantar mais de 50 mil árvores nos próximos anos.

As plantações têm sido efetuadas em Madagáscar e no Nepal, locais onde existem projetos estáveis e comprovados de reflorestação, visando também a componente social de apoio às populações locais. Existem esforços no sentido de poder replicar esta ação em locais mais próximos, nomeadamente em Portugal.

Em paralelo com a criação de um grande bosque em homenagem à memória de todos os falecidos, esta iniciativa da Servilusa serve também o combate às alterações climáticas e proporciona algum apoio às populações dos locais onde se realizam as plantações, envolvendo-as nos trabalhos de plantação e remunerando-os pelo seu envolvimento.