Os alunos integrados no projeto ERASMUS+ intitulado «Water Without Borders» (Água sem Fronteiras) foram recebidos no Salão Nobre dos Paços do Concelho, no Dia da Europa, por José Carlos Rolo, Presidente da Câmara de Albufeira.

O projeto que integrou alunos de vários países da Europa, nomeadamente Eslováquia, Itália, Portugal e Turquia, promove a utilização da água de modo sustentável, tendo em conta o seu incalculável valor económico, ambiental e social, fundamental para a sobrevivência do Homem e dos ecossistemas.

 

No dia 9 de maio, Dia da Europa, o Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, recebeu os alunos e professores participantes do projeto “Water Without Borders” (Água Sem Fronteiras) ao abrigo do programa de mobilidade ERASMUS+. Os jovens estudantes do 11º.ano das turmas de Ciências Socioeconómicas e Humanidades conheceram o edil, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

“Albufeira é uma cidade onde residem pessoas de cerca de 70 nacionalidades diferentes por isso, é para nós uma honra receber pessoas de vários países” revelou o autarca aos 38 participantes presentes, 13 professores e 25 alunos, dos vários países europeus.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira reforçou, também, a importância do tema do projeto defendendo que “as alterações climáticas são muitas vezes abordadas, mas pouco se tem feito em prol de um planeta mais sustentável. Os jovens têm um papel fundamental na consciencialização dos mais velhos para estas temáticas.”

“Na nossa cidade (Albufeira) residem 43.000 habitantes mas durante a época alta, nos meses de julho e agosto, recebemos mais de 500.000 pessoas. Desta forma, é necessário que se pensem nas atividades e infraestruturas, tanto do ponto de vista do consumo de água quanto do saneamento, em ambas as situações. O Algarve é uma área onde é importante que se comece a pensar na aquisição de dessalinizadores podendo assim, aproveitar a água do mar para o consumo”, concluiu.

A cerimónia encerrou com a entrega de uma lembrança aos participantes do projeto, de onde constava, entre outros, um livro com a história da cidade.