Depois da eleição dos novos órgãos da JSD/Algarve, no passado dia 8 de maio, a estrutura liderada por Tiago Mateus já trabalha a bom ritmo.

Por forma a corporizar isso mesmo avançou com a dinamização do Gabinete de Estudos, que contará com a coordenação de Duarte Amaro.

O Gabinete de Estudos da JSD/Algarve irá estar subdividido em áreas temáticas, estas já foram operacionalizadas e estão abertas a qualquer jovem interessado em colaborar. O objetivo é procurar ter uma estrutura que seja capaz de preparar propostas que, sendo politicamente relevantes, tenham o melhor enquadramento técnico possível, por forma a dar resposta aos problemas identificados para a Região.

A JSD/Algarve pretende ter já propostas a público antes das eleições autárquicas e ter aqui uma plataforma de pensamento e concretização de políticas públicas para o Algarve, onde a formação dos quadros da JSD para este fim também é um alicerce fundamental.

Tiago Mateus diz-nos que “é com enorme satisfação que vejo lançadas as bases para a operacionalização do trabalho do Gabinete de Estudos, que será fundamental ao longo do mandato. Entre o Duarte, coordenador, e os vice-coordenadores temáticos iremos preparar e trabalhar propostas políticas que irão dar resposta aos problemas latentes da região.”

Para já foi iniciada a atividade em sete Gabinetes, sendo que as vice-coordenações temáticas se encontram atribuídas a um ou mais Vice-Presidentes da JSD/Algarve e a militantes da estrutura. A escolha das áreas temáticas surge no seguimento dos temas mais relevantes para a Região que foram considerados na Moção de Estratégia Global apresentada no Congresso Eleitoral, bem como do inquérito apresentado aos militantes. São eles:


- Reforma do Sistema Político, vice-coordenado por Sérgio Luz;
- Economia, Empreendedorismo e Inovação; vice-coordenado por Mariana Marques, Catarina Santos e João Campos;
- Habitação, vice-coordenado por João Campos;
- Mobilidade, vice-coordenado por Sérgio Luz;
- Educação e Ensino Superior, vice-coordenado por Mariana Marques e Mariana Barão;
- Saúde, vice-coordenado por Ruben Santos;
- Alterações Climáticas, vice-coordenado por Mariana Barão;