Lagoa foi o primeiro concelho do Algarve a hastear a Bandeira Azul na região do Algarve. O galardão foi atribuído a seis praias do concelho, duas das quais exibem também a bandeira «Praia Acessível, Praia para Todos».

Dia 13 de junho, pela manhã, na Praia Grande de Ferragudo, deu-se início às vistorias e às cerimónias do hastear da Bandeira Azul da Europa 2022. Estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal, Luís Encarnação, o executivo camarário e representantes da Agência Portuguesa do Ambiente, da Autoridade Marítima, da Região de Turismo do Algarve e dos Presidentes das Juntas e Uniões de Freguesias.

Paralelamente, pelo meio-dia, na Praia de Carvoeiro, foi assinado um protocolo de cooperação entre o Município de Lagoa e a Agência Portuguesa do Ambiente para o estabelecer os termos de colaboração para a execução de um programa complementar de monitorização de algumas águas balneares. Pretende-se assim melhorar o conhecimento dessas águas balneares, possibilitando a atuação preventiva em situações de contaminação.

Nesta época balnear, Lagoa terá hasteada a Bandeira Azul, nas praias do Vale do Olival, da Senhora da Rocha, de Vale Centeanes, do Carvoeiro, dos Caneiros e na Praia Grande de Ferragudo, pela sua excelência e pelo cumprimento de um rigoroso conjunto de critérios de informação e educação ambiental, qualidade da água, gestão ambiental e equipamentos, e segurança e serviços.

O Programa da Bandeira Azul da Europa é uma iniciativa da FEE - Federação Europeia de Educação Ambiental, com o objetivo elevar a consciencialização dos cidadãos e dos decisores para a proteção do ambiente marinho, e incentivar a realização de ações que levem à resolução dos problemas aí existentes. O galardão é atribuído a praias que cumpram uma trintena de critérios de excelência, após um processo de candidatura junto da ABAE - Associação Bandeira Azul da Europa. De entre os critérios necessários, destaca-se a realização de atividades de educação ambiental, cujo tema em 2022 é a "RECUPERAÇÃO DE ECOSSISTEMAS”, no âmbito da década da Estratégia Europeia para a Biodiversidade.

É ainda de destacar a atribuição da bandeira Qualidade Ouro pela associação ambientalista Quercus, às praias do Vale do Olival, da Senhora da Rocha, da Marinha, dos Caneiros, e Praia Grande de Ferragudo.  Este galardão é atribuído a praias em que a qualidade das águas balneares obedece a padrões de excelência ainda mais exigentes que os da Bandeira Azul.

Lagoa hasteou também a Bandeira “Praia Acessível, Praia para Todos”, atribuída pelo INR – Instituto Nacional para a Reabilitação, nas praias do Carvoeiro e da Senhora da Rocha, confirmando a procura de um território inclusivo no cumprimento de um conjunto de normas que facilitam o uso dos areais por pessoas com mobilidade condicionada. Estas praias disponibilizarão ainda cadeiras anfíbias que permitirão a este grupo especial de utentes a ida a banhos. Paralelamente, nestas praias, procura-se garantir a acessibilidade inclusiva nos percursos até às áreas concessionadas e zonas de conforto por meio de passadeiras pensadas para serem confortavelmente transitáveis, mesmo por cadeiras de rodas.