Decorreu, no Centro Cultural do Convento de S. José, em Lagoa, entre os dias 07 e 09 de maio, a primeira edição do Concurso Cidades do Vinho, onde estiveram à prova mais de 550 vinhos nacionais, com o objetivo conjunto de promover os vinhos e o território.

Os produtores nacionais responderam de forma muito positiva ao desafio da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) e da Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal (ARVP) para a realização deste concurso, onde vitivinicultores juntaram-se aos municípios para, em conjunto, atuarem como promotores dos vinhos dos seus territórios. Os vinhos inscritos neste concurso irão estar também presentes em 2021 no Concurso Internacional em Itália, em Castelvetro di Modena.

As particularidades únicas do Concurso Cidades do Vinho, o trabalho inovador da AMPV (Associação de Municípios Portugueses do Vinho) e da ARVP (Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal) e o seu espírito de iniciativa nos tempos difíceis que atravessamos foram contributos para que este concurso contasse com o Alto Patrocínio da Presidência da Republica e com o apoio institucional do Ministério da Agricultura.

O júri do concurso foi presidido por António Ventura, ex-presidente da direção da Associação Portuguesa de Enologia e Viticultura (APEV). O presidente da Comissão de Honra foi Vasco D’ Avillez, que conta com mais de 40 anos dedicados ao setor do vinho, e o presidente da Comissão Científica é o especialista e investigador António Curvelo Garcia. Os resultados deste concurso serão anunciados no dia 12 de junho, na Feira Nacional de Agricultura, em Santarém.

“O Concurso Cidades do Vinho está inserido no Concurso Internacional que há 18 anos é promovido pela associação italiana Città del Vino, e é único no mundo por unir os municípios e os produtores, ou seja, por promover simultaneamente os vinhos e os territórios”, destacou José Arruda, secretário-geral da AMPV.

De referir ainda que, no dia 6 de maio realizou-se também no Convento de S. José, em Lagoa, a XIII edição do Concurso de Vinhos do Algarve no Convento de S. José, em Lagoa, em parceria com o Município de Lagoa e a Associação de Municípios Portugueses do Vinho. A direção técnica do concurso foi da responsabilidade da Comissão Vitivinícola do Algarve.

O setor vitivinícola no Algarve, e em particular Lagoa, tem tido um desenvolvimento considerável, não só em quantidade, mas, principalmente, na qualidade e é uma aposta forte na região algarvia. Também, o enoturismo tem tido uma expansão, cada vez maior, na região.

É um enorme privilegio para Lagoa receber este concurso e é o reconhecer do extraordinário crescimento que o setor vitivinícola tem tido no nosso concelho, mas também na nossa região. Já há alguns anos que assumimos que a nossa estratégia passa por promover o nosso território, as nossas praias, os nossos campos de golfe, a nossa gastronomia, associada aos nossos excelentes vinhos, combatendo, dessa forma, a sazonalidade”, afirmou Luís Encarnação, Presidente da Câmara Municipal de Lagoa.

 

Por: Município de Lagoa