A Universidade do Algarve (UAlg) congratula-se com a atribuição do Prémio da Feira do Livro de Guadalajara em Línguas Românicas à escritora Lídia Jorge, Doutora Honoris Causa pela UAlg.

Na sequência desta distinção, hoje, dia 30 de novembro, às 19h00, Lídia Jorge participará na sessão “Mil Jovens com Lídia Jorge” em direto da Universidade do Algarve.

A cerimónia deste ano, devido às circunstâncias impostas pela pandemia da COVID-19, foi transformada numa cerimónia virtual, pelo que a premiada participará, naquele que é considerado o maior Festival Literário do Mundo, a partir da UAlg, juntando-se, assim, ao escritor mexicano Benito Taibo.

A partir da Universidade do Algarve, a escritora portuguesa participará ainda, no dia 4 de dezembro, às 20h00, no Encontro Internacional de Contistas, ao lado do escritor guatemalteco Eduardo Halfon.

A transmissão poderá ser acompanha em direto através da página web da UAlg ou através do site do evento aqui.

Recorde-se que a Feira Internacional do Livro de Guadalajara, a segunda maior do mundo, no mercado livreiro - depois da feira de Frankfurt, na Alemanha - decorre de 28 de novembro a de 6 de dezembro, em formato virtual. Esta será a primeira vez que a FIL, fundada em 1987 pela Universidade de Guadalajara, não se realiza de forma presencial na Expo Guadalajara.

Esta é a quarta vez que a FIL premeia um escritor em língua portuguesa, depois dos brasileiros Nélida Piñón (1995) e Rubem Fonseca (2003) e do português António Lobo Antunes (2008). Lídia Jorge é a 30.ª distinguida, com um prémio no valor de 150 mil dólares (126 mil euros).

 

Por: UAlg