É já este fim-de-semana, dias 13 e 14 de agosto, que o Forum Algarve, centro gerido pela Multi Portugal, receberá uma importante iniciativa de sensibilização: durante dois dias, todos os que visitarem o centro comercial poderão usufruir de rastreios de cancro de pele e oral, gratuitos, feitos em parceria com a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC).

Além disso, estarão no centro um grupo de estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, para despistes cardiovasculares gratuitos para toda a comunidade, num fim-de-semana totalmente dedicado à saúde e bem-estar.

Em conjunto com a Liga Portuguesa Contra o Cancro estarão no centro, médicos dermatologistas e médicos dentistas designados pela LPCC para observação gratuita à população, e o desafio é para que toda a família venha conhecer os fatores de risco e despistar eventuais sinais de alarme. Em Portugal surgem, anualmente, cerca de 12.000 novos casos de cancro cutâneo, dos quais cerca de 1.200 são melanoma, e cerca de 1.500 novos casos de cancro oral, por isso, é urgente prevenir, estar atento e sensibilizar familiares e amigos para a importância do rastreio. Os interessados deverão inscrever-se através do email grupoapoiofaro@ligacontraocancro.pt, contudo, mesmo não inscritos, poderão ser observados desde que se apresentem na janela horária dos rastreios e possuam os requisitos necessários*.

Mas porque esta é uma iniciativa para toda a família, os mais novos não ficam de fora e serão, durante os dois dias, embaixadores da causa da prevenção solar. Os Heróis do Sol Saudável, o maior projeto de sensibilização para uma exposição solar saudável realizado em Portugal pela LPCC, ruma ao Forum Algarve para uma aproximação aos mais novos, alertando para os perigos do excesso de sol ensinando-lhes a diferença entre uma exposição solar benéfica e excessiva.

Para além destas ações, estará a decorrer no mesmo espaço, uma iniciativa de sensibilização para a importância de despistar sinais de doença cardiovascular. Em parceria com a Universidade de Coimbra, estudantes de medicina estarão no centro comercial para a realização de rastreios cardiovasculares, também eles gratuitos, e estes sem necessidade de inscrição.

Os rastreios terão lugar na Praça Coberta, durante o próximo fim de semana – 13 e 14 de agosto – e acontecem entre as 10H e as 13H e as 14H45 e as 19H00.