Na qualidade de «Cidade Amiga das Pessoas Idosas», entre os dias 11 e 15 de outubro, Loulé recebe a Semana de Promoção do Envelhecimento Ativo e Saudável.

Com um conjunto de atividades culturais, desportivas, recreativas e de sensibilização que têm como principal destinatário a população idosa.

O arranque das atividades faz-se na manhã do dia 11, no Parque Municipal de Loulé, com uma sessão aberta de técnicas de relaxamento, uma oficina de maquilhagem e uma aula de Tai-Chi. Como forma de alertar os idosos que são muitas vezes vítimas de burlas, o Palácio Gama Lobo recebe, a partir das 10h00 do dia 12, uma sessão aberta promovida em conjunto pela DECO, GNR e APAV, com o objetivo de prevenir para eventuais situações fraudulentas e vendas agressivas, bem como identificar sinais de alerta na proteção e segurança dos idosos.

No Ginásio dos Espanhóis, irá falar-se sobre a Companhia de Dança Sénior de Loulé como forma de promoção da saúde Quarta-feira, 13 de outubro, haverá uma mesa redonda no Auditório do Convento do Espírito Santo sobre os desafios do apoio domiciliário, enquanto que, na sede da Universidade Sénior de Loulé, os técnicos do ACES Algarve Central irá falar sobre alterações na deglutição. Os interessados poderão participar na Caminhada +Ativa que inicia às 18h00 e proporcionará um momento de convívio e atividade física.

A Semana prossegue com as atividades no dia 14, desde logo com a oficina online «Os direitos das pessoas idosas em situação de extrema vulnerabilidade social» (inscrição através do telefone 289400882/6), a sessão «Emocionalmente», que acontece no Centro Paroquial e Social de Loulé, e a ação integrada no ciclo de conversas na Biblioteca Municipal de Loulé sobre a importância da sexualidade.
 
O programa da Semana de Promoção do Envelhecimento Ativo e Saudável culmina com a Feira Social 2022. Sob o mote «Diversidade Cultural para o Diálogo e Desenvolvimento», o certame inscreve-se no trabalho desenvolvido pela Rede Social de Loulé, com a colaboração das instituições particulares de solidariedade social locais e organismos públicos e tem como objetivo dar a conhecer o trabalho realizado pelas entidades que, no território concelhio, trabalham na área social, assim como as dinâmicas de parceria que vão sendo criadas e fortalecidas. Performances, animação de rua, mostra de trabalho ao vivo, workshops de dança, teatro de marionetas, encontro do brincar são algumas das iniciativas protagonizadas pelos parceiros.
 
Com esta Semana pretende a Autarquia criar um espaço dinâmico, de reflexão e aprendizagem, aberto a todos os cidadãos e parceiros institucionais que concorrem para a promoção de uma melhor qualidade de vida da população de 65 e mais anos e das suas famílias.
 
Loulé é um Município que tem levado a cabo importantes políticas direcionadas para os idosos, numa clara aposta em proporcionar um envelhecimento ativo e saudável a esta faixa da população. Recentemente a aldeia de Alte foi, de resto, o local escolhido para receber o Observatório Nacional do Envelhecimento.