A dupla dos performers Luís Perdigão e Nuno Piteira recebeu o prémio «Calceteiros de Letras», atribuído pelo Gimnásio Clube de Faro, pela sua ação e dedicação na divulgação da palavra e poesia.

Tendo já participado na edição de 2019 do Festival Spoken Word | Calceteiros de Letras, voltaram a ser convidados para apresentarem, em antestreia exclusiva para esta edição do Festival, “2700. Dias de Ferros”, um espetáculo de spoken word apenas com estreia marcada para 2022 e que o Gimnásio Clube de Faro teve a oportunidade de receber em primeira mão.

O Gimnásio Clube de Faro instituiu o prémio com o objetivo de reconhecer e premiar personalidades ou instituições pelo seu papel no mundo da poesia e da palavra dita.

Nuno Piteira

Nuno Piteira é fundador e organizador do Poetry Slam Amadora desde 2011 e coordenador geral da plataforma PortugalSLAM. É co-fundador da Associação Circuito Explosivo – Núcleo de Expressão Artística (Amadora 2011). Trabalhou no Museu de Arqueologia, Casa Roque Gameiro e Recreios da Amadora como animador sociocultural, afeto ao departamento de Educação e Cultura da Câmara Municipal da Amadora. Organizador de visitas guiadas ao concelho da Amadora no âmbito da preservação Histórica e Património, junto da comunidade escolar. Participou no projeto (Lab.I.O.) – Laboratório de Interação e Oralidade, onde organizou eventos de poetry slam e workshops (2013-2015). Além disso, criou e participou em diversas performances que cruzam poesia, vídeo, dança, pintura e escultura. Foi vencedor da Final Nacional de Poetry Slam em Portugal (2015) e o vencedor do Campeonato Europeu de Poetry Slam na Estónia (2015 / 2016). Participa na residência artística King of the Meadows em Friesland (Netherlands), onde trabalha com artistas frísios no âmbito da Capital Europeia da Cultura (Leeuwarden, 2018), participando em performances poético-musicais e organizando workshops de tradução. Para além de fazer parte da plataforma PortugalSLAM, Nuno Piteira é  também diretor artístico e coordenador da iniciativa “Transpoéticos”.

Luís Perdigão

Poeta da Amadora e narrador da selva urbana, licenciado em Ciências da Cultura pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. 

 O seu percurso funde-se com a palavra, quer dita como escrita. Notabilizou-se como poeta e diseur ao vencer o Campeonato Nacional de Poetry Slam, na 4ª edição do Festival Portugal Slam. E conta já com a participação em vários eventos ligados ao universo das letras: Avenida de Poemas (Teatro Tivoli), Festival do Silêncio, Slam Sintra, Um Poema Na Vila, Noites com Poemas, European Championship Slam Poetry 2017, Poetry Slam World Cup 2018, TEDx ISTAlameda, LabioSlam, SlamAmadora, Festival Poesia na Rua, Museum Night Fever 2018 (European Slam Competition at Parlamentarium Museum), KnowHate events 2019 (Turim, Milão, Bruxelas, Genk, Budapeste), Noites Modernas na Coleção Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, Spoken Word Faro - Festival Calceteiros de Letras,  Spoke’n’Word Festival - Varsóvia na Polónia, entre outros.  Em 2019 lançou o seu primeiro livro “E Se o Futuro For Hoje?”, uma obra que conta com 42 poemas do autor, onde a língua falada se mistura com a língua escrita, no que indica ser o seu compromisso com a contemporaneidade.  Redator Publicitário por motivos do destino, paixão, masoquismo e sobrevivência financeira. É atualmente Coorganizador do Todo Mundo Slam, e integra a Plataforma Portugal Slam.

O prémio «Calceteiros de Letras» criado pelo artista farense João Franck, foi entregue por Anabela Afonso, da Direção Regional de  Cultura do Algarve e pelo vencedor da edição anterior, Pedro Jubilot, no encerramento do Festival Spoken Word – 5ª edição Calceteiros de Letras, no passado dia 14 de Novembro.