Parque natural com 70 hectares está previsto no novo projeto Verdelago. Antigo esteve na gaveta por 20 anos.

Vai arrancar a construção do luxuoso resort de natureza Verdelago. Depois de estar 20 anos na gaveta, o projeto foi adquirido e redesenhado pelo fundo Oxicapital em 2021, que deu primazia à sua integração na paisagem natural de Castro Marim, distrito de Faro. O investimento ronda os 270 milhões de euros.

É num terreno de 86 hectares, na primeira linha de mar, que vai ser construído um complexo turístico e um hotel de cinco estrelas, segundo o Expresso. Mas a área de construção deste resort é de apenas 74.000 metros quadrados. Os restantes 70 hectares vão dar lugar a um parque natural onde está prevista a proteção de 110 espécies, como camaleões, sapos, borboletas, coelhos…

O projeto vai ser construído em várias fases, sendo que a primeira deverá estar concluída já no verão de 2022. Ficarão disponíveis 102 apartamentos, com preços a começar nos 450.000 euros, 26 moradias, com preços a partir de 670.000 euros, e ainda sete vilas, com valores superiores a 1.500.000 euros, de acordo com a mesma publicação. Já a construção total do projeto está prevista para daqui a sete anos.

Harmonia com a natureza

Foi em 2021 que o fundo de capitais portugueses Aquarius – gerido pela Oxicapital – adquiriu o projeto Verdelago, que havia ficado congelado desde 2001 devido às polémicas em torno de questões ambientais.

Tendo como objetivo ultrapassá-las, transformando o problema numa força motriz, os novos proprietários redesenharam todo o projeto tendo em conta critérios de sustentabilidade social económica e ambiental, criando, assim, uma harmonia e sintonia com a natureza, refere o mesmo meio. Onde estava previsto construir um campo de golfe, por exemplo, vai nascer um parque natural. A volumetria do luxuoso hotel também foi reduzida e integrada na paisagem.

Em resultado, o projeto já obteve a certificação Green Globe, atribuída pela Organização das Nações Unidas para o Turismo. E esta certificação de turismo ambiental já valeu as primeiras reservas à Blue & Green, a operadora turística que vai ficar encarregue da gestão do Verdelago.

 

Por: Idealista