Trata-se de uma iniciativa de base comunitária, que aposta na dinamização cultural, na valorização da identidade e capacidade criativa culatrense e na demonstração da possibilidade de sustentabilidade, circularidade e transição energética.

Com um programa variado, o maréS pretende ser a alavanca para um conjunto de iniciativas demonstram a capacidade de participação cívica ativa, informada e criativa da comunidade.

Os dias serão preenchidos com atividades para todas as idades, desde oficinas de transformação de plástico, passando por dança, música diversificada, arte pública, apresentação do Plano de Ação para o Turismo Sustentável da Ilha da Culatra, espaços de demonstração de aproveitamento de resíduos para a criação de novos objetos, cinema, a retoma dos tradicionais bailes da Culatra e a homenagem aos homens e mulheres que trabalham na ria e no mar.

Este é um evento que pretende afirmar a identidade local e demonstrar que é possível agir rumo à sustentabilidade e conservação dos ecossistemas, de forma criativa, dinâmica e participada.

O festival decorre entre dias 27 e 31 de maio.