O Marítimo interrompeu hoje uma série de seis derrotas consecutivas na I Liga portuguesa de futebol, ao empatar em casa do Portimonense (0-0), em jogo da 21.ª jornada.

Com este empate, os insulares deixam o 18.º e último lugar, com 18 pontos, os mesmos do lanterna-vermelha Boavista.

O Portimonense, que apenas perdeu um dos últimos sete jogos em casa, é 13.º posicionado, com 20 pontos.

O Portimonense e o Marítimo empataram hoje 0-0, em partida da 21.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, disputada em Portimão.

 

Jogo no Estádio Municipal de Portimão.

Portimonense – Marítimo: 0-0.

 

Equipas:

- Portimonense: Samuel, Moufi, Maurício, Lucas Possignolo (Ewerton, 43), Anzai (Henrique, 77), Aylton Boa Morte, Willyan, Dener, Luquinha (Anderson, 83), Fabrício (Salmani, 46) e Beto (Bruno Moreira, 77).

(Suplentes: Nakamura, Ewerton, Anderson, Henrique, Bruno Moreira, Salmani, Casagrande, Fali Candé e Poha).

Treinador: Paulo Sérgio.

- Marítimo: Amir, Cláudio Winck, Karo, Zainadine, Leo Andrade, Marcelo Hermes, Correa (Fumu Tamuzo, 68), Jean Irmer (Bambock, 88), Pelágio, Joel (Guitane, 78) e Alipour (Sassá, 87).

(Suplentes: Caio Seco, Lucas Áfrico, Guitane, Beltrame, Fumu Tamuzo, Milson, Bambock, Macedo e Sassá).

Treinador: Milton Mendes.

 

Árbitro: Tiago Martins (AF Lisboa).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Pelágio (12), Willyan (38) e Zainadine (90).

Assistência: Jogo realizado à porta fechada devido à pandemia de covid-19.

 

COMENTÁRIO: Portimonense e Marítimo anulam-se ao empatarem em Portimão

Portimonense e Marítimo anularam-se hoje, ao empatarem sem golos, em Portimão, no jogo da 21.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, desfecho que espelha o futebol praticado por ambos os conjuntos.

No Municipal de Portimão, ambos os conjuntos apresentaram um futebol lento e de fraco nível técnico, pertencendo aos madeirenses as melhores ocasiões de golo.

O nulo ajusta-se ao que as duas equipas fizeram ao longo de toda a partida, desfecho que permite ao Marítimo interromper um ciclo de seis derrotas consecutivas e deixar a última posição da tabela, embora mantenha a igualdade pontual (18) com o lanterna-vermelha Boavista.

No embate entre duas equipas a necessitarem de pontos, o Portimonense apresentou algumas surpresas no ‘onze’ inicial, sendo notória a ausência de Ewerton, habitual titular e um dos dinamizadores do meio campo algarvio.

A formação de Paulo Sérgio, a jogar em casa, demonstrou pouca criatividade e ritmo a meio-campo para ultrapassar a ‘muralha’ defensiva da formação insular, embora tivesse tido mais tempo a posse da bola.

O Marítimo, com praticamente todos os jogadores atrás da linha da bola, criou a primeira ocasião de perigo, quando, aos 15 minutos, Pelágio encontrou espaço para rematar, com Samuel a parar com dificuldade.

O lance causou alguma intranquilidade na defesa algarvia, permitindo que o Marítimo, cinco minutos depois, voltasse a ameaçar a baliza dos algarvios, com Correa a cabecear, sem marcação, para Samuel desviar para canto.

Só aos 23 minutos é que o Portimonense chegou à baliza madeirense, com Beto a atirar ao lado, naquele que foi também o único sinal de perigo dos algarvios em toda a primeira parte.

No segundo tempo, as entradas de Ewerton e de Salmani na formação de Paulo Sérgio deram maior consistência ao meio campo e maior agressividade ao jogo ofensivo, o que fez o Marítimo recuar para o seu meio-campo.

Com o domínio do jogo, mas sem a criatividade necessária para abrir espaços na defesa dos ‘insulares’, os algarvios tentaram o golo com remates de fora da área, com Amir a opor-se por duas vezes.

O lance mais perigoso de toda a partida pertenceu ao Marítimo, quando, aos 81 minutos, Zainadine, de cabeça, fez a bola embater na barra da baliza de Samuel.

 

Futebol: I Liga / Portimonense - Marítimo (Declarações)

Declarações após o jogo Portimonense - Marítimo (0-0), da 21.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol:

Paulo Sérgio (treinador do Portimonense): "É um resultado que nos penaliza por aquilo que fizemos. A equipa teve muita personalidade, fez tudo para ganhar o jogo, perante a estratégia do Marítimo, muito fechado.

A equipa fez o que tinha a fazer, procurou ter bola, o espaço bom, mas o Marítimo defendeu bem.

Nós procurámos de toda a maneira e feitio entar lá [defesa], mas mérito do Marítimo, que soube tapar os espaços para a sua baliza.

Aquilo que nos faltou foi a inspiração indiviaul para conseguir entrar naquela muralha, e, à medida que o tempo foi passando, o Marítimo foi acreditando que podia levar daqui um ponto.

Não permitimos veleidades ao Marítimo, mas tivemos de trabalhar muito, para procurar espaços para entrar na defesa.

A segunda parte é toda bem conseguida, a equipa teve muita personalidade e fez tudo. É um resultado que nos penaliza por aquilo que fizemos.

Nós hoje tivemos uma grande penalidade que não foi assinalada e choca-me que o VAR [videoárbitro] não funcione.

Sinto-me indignado e não podia deixar passar isto. Quando cheguei ao balneário vi as imagens e não tenho qualquer dúvida que foi penálti. O que é inaceitável é o var não dar esta grande penalidade.

Foram várias as vezes que isto já aconteceu ao Portimonense e que nos retirou pontos."

Milton Mendes (treinador do Marítimo): "Tínhamos a nossa estratégia, sabíamos que o Portimonense tem uma equipa com muita qualidade, mas os jogadores foram perfeitos, empenhados, dedicados e conseguimos por fim a um ciclo de derrotas.

A sorte não nos tem acompanhado, porque a equipa jogava bem, mas em lances fortuitos perdíamos o jogo.

Não estamos totalmente felizes pelo ponto, porque tentámos ganhar o jogo e tivemos oportunidades para isso.

A nossa estratégia passava por darmos a bola ao adversário, pois sabíamos que ia aproveitar e nós iríamos contra-atacar, ao mesmo tempo que podíamos explorar alguns pontos fracos.

Conseguimos um ponto, não era o que queríamos, mas vai ajudar a dar tranquilidade, ao quebrar um ciclo de seis derrotas.

Sabemos do nosso potencial, continuamos cada vez mais fortes.

Quebrámos um ciclo ruim, depois de um bom início, onde chegamos ao oitavo lugar, mas, depois, a equipa perdeu um pouco do 'élan'. Vamos recuperar, certamente, com estes jogadores, que sabem a dimensão e importância do clube."