No dia 12 de Junho, pelas 12:46 horas, foi rececionado no Centro Municipal de Emergência e Proteção Civil um alerta para incêndio em mato numa área com potencial para desenvolvimento na zona do Moinho da Rocha, freguesia da Mexilhoeira Grande.

O dispositivo dos Bombeiros de Portimão (pré-posicionado no Destacamento da Senhora do Verde) respondeu de acordo com o conceito de operação estabelecido, em menos de 1 minuto, contribuindo para um ataque inicial fulminante e musculado, em conjunto com a Equipa de Sapadores Florestais do Município. A projeção imediata destes 2 veículos de combate, 1 veículo tanque e o oficial de permanência às operações a quem compete o comando nesta fase da ocorrência, foram fulcrais, face à chegada em cerca de 10 minutos, promovendo a supressão do incêndio ainda numa fase inicial, o que não permitiu a sua propagação, apesar da severidade meteorológica registada.

Paralelamente, o Comando Regional de Emergência e Proteção Civil do Algarve, prosseguindo o conceito de operação instituído na região e de forma automática, mobilizou mais duas equipas de combate, dos Corpos de Bombeiros dos concelhos adjacentes (Monchique e Lagos), bem como o helicóptero bombardeiro e respetiva equipa helitransportada que opera a partir do Centro de Meios Aéreos (CMA) de Monchique, que acabaram por ser desmobilizados ainda em trânsito para o local, face ao rápido domínio do incêndio.

Face ao risco de incêndio previsto para o dia em apreço, neste caso MUITO ELEVADO, com um quadro meteorológico propicio à rápida propagação de incêndios, aliado à disponibilidade dos combustíveis (pouco humidade) encontravam-se ainda pré-posicionadas pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, 3 máquinas de rasto, estrategicamente colocadas na Senhora do Verde, Porto de Lagos e Autódromo Internacional, que não chegaram a atuar neste teatro de operações.

Até à conclusão da intervenção foi ainda reposta a capacidade de intervenção para novas ocorrências de acordo com os procedimentos instituídos, através da equipa suplementar constituída preventivamente.

Esta ocorrência empenhou ainda a Guarda Nacional Republicana que assegurou um perímetro de segurança e a investigação das causas do incêndio, bem como a unidade “Ponto de Transito” do Serviço Municipal de Proteção Civil.  

No teatro de operações estiveram presentes um total de 17 operacionais e 7 veículos, das entidades referenciadas.