O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, participa na apresentação e «bota-abaixo» do navio «Mar Profundo» nesta quarta-feira, dia 21 de abril, pelas 10 horas, nos estaleiros da NAUTIBER, em Vila Real de Santo António.

Trata-se de um navio de investigação para teste e validação de tecnologias na área das ciências marítimas desenvolvido pela TEC4SEA, parceria formada pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) da Universidade do Porto e pelo Centro de Investigação Tecnológica do Algarve (CINTAL), reconhecida pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e incluída no Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação de Interesse Estratégico (RNIIE).

Financiada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Operacional Regional do Norte, e pela FCT através de fundos nacionais, a embarcação permitirá deslocar para alto mar e mar profundo recursos humanos, laboratoriais e logísticos que só podiam atuar em terra. Agora reforçada com esta unidade naval, a TEC4SEA é uma parceria capaz de desenvolver investigação potenciadora da Economia do Mar e de desenvolvimento de tecnologias de exploração do mar, apostando na área da robótica (veículos autónomos e não autónomos), comunicações e monitorização avançada.

Vocacionados para a construção à medida do Armador, a NAUTIBER - Estaleiros Navais do Guadiana Lda. é conhecido como os “Alfaiates da Fibra de Vidro” e é especializada em construção em poliéster reforçado a fibra de vidro e reparação naval, constituindo um exemplo da capacidade deste setor e do potencial de diversificação da economia da Região.

Com um portfolio diversificado, a NAUTIBER está intimamente ligada à comunidade piscatória e marítima da Região, construindo embarcações de pesca (arrastões, palangreiros, cercadoras, atuneiros e ganchorra) e de apoio à aquacultura “offshore”, unidades de fiscalização e dragagens, embarcações de recreio, marítimo-turísticas e de transporte de passageiros (monocasco, catamarans e trimarans).

 

CCDR Algarve / DIPC – Gabinete de Comunicação