O Executivo Municipal recebeu hoje a visita do Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, se fez acompanhar pelo Presidente da ARS Algarve, Paulo Morgado, numa receção nos Paços do Concelho, seguindo-se uma visita ao centro de saúde, onde conheceram as instalações e interagiram com os profissionais de saúde e utentes.
Esta visita surgiu no seguimento do pedido de “reunião urgente” por parte do Presidente da Câmara Municipal de Monchique, Paulo Alves, relativamente ao agravamento da situação dos serviços de saúde de proximidade no concelho, invocando a urgência sobre o estado do SNS, de forma a garantir respostas de qualidade à população utente.
 
O presidente desta edilidade reforçou a preocupação com a prestação deste serviço, e mostrou a total disponibilidade para que, conjuntamente, se possam encontrar as melhores soluções para garantir o propósito do SNS.
 
O Ministro da Saúde iniciou as visitas oficiais em Monchique e vai hoje percorrer todos os concelhos do Algarve, no âmbito da iniciativa "Saúde Aberta" que visa identificar necessidades nas unidades do SNS do país.
 
Recorde-se, ainda, que está em fase de discussão pública o PROJETO DE REGULAMENTO MUNICIPAL DE APOIO À FIXAÇÃO DE MÉDICOS NO CONCELHO DE MONCHIQUE, até ao dia 14 de fevereiro.
 
Esta proposta visa reforçar o empenhamento do município na procura de melhores soluções para Monchique, face ao cenário atual de incapacidade dos serviços de saúde na renovação do quadro médico perante uma população envelhecida num concelho marcado pela periferia e problemática de interioridade..