A Missão Continente vai entregar o donativo de 85.000€, angariado no âmbito da campanha de Natal 2021 - “Luzes com Presença” – à associação ACASO– Associação Cultural e de Apoio Social de Olhão, no dia 11 de maio, às 10h00, na sede da associação (Centro Social Quinta do Brejo - Encosta do Brejo, Olhão).

O momento contará com a presença do Presidente da Direção da ACASO, António Francisco Ventura Pina, da Coordenadora do Projeto, Socióloga Isadora Barbosa, e da Diretora de Loja Continente Bom Dia de Olhão, Susete Pio.  

O donativo da Missão Continente visa atualizar o projeto criado pela ACASO em 2012, e que inclui visitas ao domicílio a idosos que sofram de isolamento e/ou tenham necessidade de um acompanhamento mais próximo, feitas por colaboradores da associação juntamente com uma rede de voluntários e parcerias. As atividades podem envolver a leitura de livros, conversas sobre diversos temas ou levar as compras de supermercado e farmácia a casa dos beneficiários.

A campanha “Luzes com Presença” da Missão Continente, que decorreu de 20 de novembro de 2021 a 6 de janeiro de 2022, angariou um total de 1 milhão e 200 mil de euros, que reverteram totalmente para 11 instituições nacionais que se dedicam a acompanhar cidadãos em situação ou risco de isolamento social e solidão.

As instituições apoiadas são SOS Voz Amiga e Cruz Vermelha Portuguesa, com atuação nacional, e Centro Social N. ª Sr.ª do Extremo (Vila Pouca de Aguiar), Espaço T - Associação para o apoio à integração social e comunitária (Porto), Aldeias Humanitar - Associação de Solidariedade Social (Sernancelhe), Associação Mais Proximidade (Lisboa), ACASO – Associação Cultural e de Apoio Social de Olhão, DTC Social – Doing Things to Connect (Vila do Conde), Associação Coração Amarelo (Porto de Mós) , CRESAÇOR – Cooperativa Regional de Economia Solidária (S. Miguel) e Viver de Afetos - Associação de Desenvolvimento Comunitário Câmara de Lobos Viva (Madeira), com atuação local e regional.