O ciclo de concertos «Clássica em Cacela» regressa a Cacela Velha, nos dias 4 e 9 de agosto, trazendo espetáculos intimistas em lugares de interesse patrimonial.

Nesta 10ª edição, o ciclo traz a Cacela Velha dois concertos: Trio de Flautas do Algarve na Igreja de Cacela Velha (4 agosto, 21h00) e Recital de Piano com Vasco Dantas (Cemitério Antigo, 9 agosto, 21h00).

O Trio de Flautas do Algarve, constituído pelas flautistas algarvias Ana Figueiras, Filipa Oliveira e Teresa Matias, tem vindo a desenvolver o seu percurso profissional na área da música antiga, tendo como focos principais o desenvolvimento da performance historicamente informada e a dinamização da flauta de bisel na região.

A Igreja quinhentista de Nossa Sr.ª da Assunção, em Cacela Velha, reconstruída após o terramoto de 1755, providenciará a acústica ideal para este concerto, onde se ouvirão obras de compositores conhecidos do período barroco.

O pianista Vasco Dantas, cabeça de cartaz desta edição, estreou-se em 2019 em recital a solo no Carnegie Hall, em Nova Iorque, e em 2017 na Grande Sala do Conservatório Tchaikovksy de Moscovo, com a Chamber Orchestra Kremlin.

A sua discografia inclui 4 álbuns: Promenade (2015), Golden Liszt (2016), Freitas Branco (2019) e Poetic Scenes (2020). Em Cacela Velha irá apresentar obras de Debussy, entre outros compositores, com o mar e a Ria Formosa como pano de fundo.

O ciclo «Clássica em Cacela» é organizado pelo Município de Vila Real de Santo António, em colaboração com a Algartes - Associação para a promoção e desenvolvimento da música erudita no Algarve, com o apoio da Direção Regional de Cultura do Algarve.

Pretendendo ser uma alternativa erudita e de qualidade dentro da oferta cultural de Verão do sotavento algarvio, e apostando ao mesmo tempo nos jovens talentos e em reportórios menos familiares do grande público, o ciclo de música «Clássica em Cacela» teve a sua primeira edição em 2008, com programação e direção artística da flautista algarvia Teresa Matias e organização do Município de Vila Real de Santo António.

Os espetáculos têm decorrido em lugares de interesse patrimonial na vila de Cacela Velha, na Igreja Matriz e no antigo cemitério. O evento tem-se vindo a afirmar, com a adesão do público a crescer de edição para edição.

 

CLÁSSICA EM CACELA

Ciclo de concertos

Cacela Velha, agosto 2021

 

Trio de Flautas do Algarve

Igreja de Cacela Velha, 4 agosto, 21h00

 

Recital de Piano com Vasco Dantas

Cemitério Antigo, 9 agosto, 21h00

 

Entrada

10€ › Cemitério antigo

Donativo › Igreja

 

Informações

281 952 600 / ciipcacela@gmail.com

 

Reservas

Lugares limitados no contexto das regras de prevenção da COVID -19. Aconselha-se reserva prévia através de: classicaemcacela@gmail.com

Evento seguro de acordo com as orientações da DGS. Uso de máscara obrigatório durante os concertos.

As atividades culturais promovidas pelo Município de VRSA serão sempre suscetíveis a alteração, suspensão e/ou cancelamento mediante a evolução da situação epidemiológica.