Em diversas áreas da Europa, milhares de quilómetros quadrados de espaço (público) com enorme potencial estão subaproveitados e não são reconhecidos como um recurso urbano efetivo. Esta perceção junta organizações de nove cidades diferentes num esforço coletivo de desbloquear o potencial dos rooftops europeus (ou seja, a área combinada de telhados das açoteias planos das cidades).

A European Creative Rooftop Network (ECRN) - financiada pelo programa Europa Criativa até 2024 – está a trabalhar no sentido dos rooftops poderem representar soluções criativas para os desafios sociais, económicos e ambientais enfrentados pela Europa num futuro próximo. O Município de Faro é um dos parceiros fundadores e lidera esta rede de 9 cidades.

A abordagem temática que o Municipio de Faro quer ter para as suas políticas das açoteias é inspirada na forma como estas nos permitem observar a cidade de outra perspetiva e o poder de reimaginá-las de múltiplas formas, levando a três áreas diferentes de desenvolvimento: artes, comunidade e sustentabilidade. O objetivo principal é que as açoteias de Faro se transformem em novos espaços públicos: locais de encontro verdes e sustentáveis ​​onde as comunidades possam prosperar. A ECRN assegura a inspiração internacional necessária para levar a cabo os projetos que Faro deseja, e, por outro lado, permite a partilha do conhecimento local do Município com congéneres europeus.

No dia 1 de dezembro de 2021, as organizações parceiras reuniram-se em Antuérpia no topo do prédio do MAS, um rooftop acessível ao público. As nove cidades parceiras diferem em termos de cultura, clima e planeamento urbano, mas procuram encontrar as suas semelhanças dentro da “paisagem urbana europeia de rooftops” e trocar conhecimentos sobre esse património partilhado. Juntamente com Faro, o ECRN liga os seguintes parceiros: Amsterdão, Antuérpia, Barcelona, ​​Belfast, Chemnitz, Gotemburgo, Nicósia e Roterdão.

 

Descubra mais sobre o ECRN: https://ecrn.city

Saiba mais sobre a perspetiva única de cada parceiro no que concerne à paisagem dos rooftops em ECRN.city e fique ligado a esta rede https://ecrn.city/members/

Conheça a Rooftopedia com exemplos atuais e futuros do uso dos rooftops na Europa em https://www.rooftopedia.ecrn.city