A Câmara Municipal de Silves aprovou, em reunião do executivo realizada a 19 de julho, as candidaturas de apoio à reabilitação urbana para a Área de Reabilitação Urbana de São Bartolomeu de Messines,

apresentadas ao abrigo do Programa de Apoio à Melhoria das Condições de Habitabilidade (PAHAB) e do Programa de Apoio às Dinâmicas Sociais e Económicas (PADSE), e que se traduzem numa comparticipação financeira na ordem dos 6840 euros.

No âmbito do PAHAB foram aprovadas três candidaturas, comparticipadas em 5040 euros, e no âmbito do PADSE foi aprovada uma candidatura, sendo a comparticipação de 1800 euros.

Na ARU de Alcantarilha, não foram apresentadas candidaturas aos referidos programas de apoio à reabilitação urbana.

Uma nova fase de candidaturas aos programas de apoio à reabilitação urbana de São Bartolomeu de Messines e de Alcantarilha será novamente aberta no 1.º semestre de 2022 para o PAHAB e no 2.º semestre de 2022 para o PADSE.

Recordamos que o PAHAB tem como objetivo contribuir para a melhoria das condições de habitabilidade do edificado localizado nas Áreas de Reabilitação Urbana e, assim, reforçar a atratividade dos territórios urbanos, designadamente para fins habitacionais, invertendo o processo de abandono de que têm sido alvo. Por seu lado, o PADSE visa contribuir para a melhoria das condições de funcionalidade do edificado localizado nas Áreas de Reabilitação Urbana e, assim, revitalizar social e economicamente essas áreas, designadamente incutindo novas dinâmicas nos aglomerados em atividades de comércio, serviços, artesanato ou manufaturação, e incentivando a ação das associações, coletividades e sociedades sem fins lucrativos.

Mais informações sobre as ARU e respetivas Operações de Reabilitação Urbana poderão ser recolhidas em https://www.cm-silves.pt/pt/menu/1427/operacoes-de-reabilitacao-urbana.aspx

 

Por: CM Silves