Integrando a sua política de sustentabilidade ambiental, o Município de Silves distribuiu ontem, no mercado de SB Messines, contentores para recolha seletiva de biorresíduos. Esta iniciativa resulta da campanha «Silves a compostar da Serra ao mar».

Na prática, os biorresíduos separados através destes contentores serão depositados nos compositores comunitários, permitindo, assim, o seu tratamento e a redução da pegada ecológica indexada ao transporte e deposição em aterro, com os benefícios ambientais daí resultantes.

Relembramos que o Município de Silves é pioneiro no Algarve na promoção da compostagem comunitária, inicialmente direcionada às freguesias de São Marcos da Serra e de São Bartolomeu de Messines, e no lançamento de campanha de compostagem doméstica em todo o concelho, mediante a entrega de centenas de compostores incluídos no “kit” de compostagem e realização de formação aos aderentes.

De salientar que este projeto representa um passo importante numa estratégia, de longo prazo, que passará pelo cumprimento da Diretiva Quadro dos Resíduos e do PERSU2020+, que prevê a obrigação de recolha seletiva de biorresíduos a partir de 31 de dezembro de 2023, integrando o concelho de Silves no pelotão da frente, a nível nacional.

 

Por: CM Silves