No decurso do segundo concurso para atribuição de apoios ao abrigo do novo Programa de Apoio ao Arrendamento, que decorreu durante o mês de janeiro, foram atribuídos apoios a cerca de três dezenas de famílias são-brasenses, que contam desta forma com uma ajuda mensal,da Câmara Municipal, para pagar a sua renda.

Consciente da dificuldade crescente e generalizada em todo o país, no acesso à habitação, o Município tem procurado dar resposta a esta problemática com a criação de medidas concretas, de que é exemplo o Programa Municipal de Apoio Arrendamento, que consiste na atribuição de um apoio monetário mensal para apoiar os agregados familiares em situação de vulnerabilidade no pagamento da renda de casa.

Na elaboração do Orçamento para 2021, a Câmara Municipal alargou a verba para estes apoios, no sentido de permitir duplicar esta medida lançada em 2020 e que já apoia dezenas de famílias a pagar a renda de casa.

Está prevista a realização de novo concurso para atribuição de um novo conjunto de apoios no início do 2.º trimestre do ano.

A assinatura de um conjunto de novos acordos decorreu na passada 5.ª feira, dia 25, no edifício da Câmara Municipal.

A par deste programa, o Município lançou, também em 2020, o Programa de Apoio ao Arrendamento Jovem, uma nova resposta social promotora do acesso à habitação, adequada às necessidades de jovens famílias, cujo 2.º período de candidaturas termina no final de fevereiro. Dado coincidir com um domingo, o prazo foi estendido até ao dia 5 de março.

O Programa de Apoio ao Arrendamento Jovem que consiste no arrendamento de fogos de habitação do Município, por um período máximo de 3 anos, a jovens famílias são-brasenses, que enfrentam situações de carência económica e social, que dificultam o acesso ao arrendamento de uma habitação adequada às suas necessidades, constituindo este apoio uma primeira ajuda na construção do seu futuro.

Este programa é dirigido a jovens com idade igual ou superior a 22 anos e inferior a 35 anos, com residência no concelho há pelo menos 3 anos, profissionalmente ativos ou, pelo menos com 12 meses de descontos na Segurança Social nos últimos 24 meses. Pretende-se apoiar as jovens famílias que lutam diariamente na construção de uma vida melhor.