O Município de São Brás de Alportel associa-se ao Município de Amarante na promoção da campanha «O saco não é vergonha, o saco é vida», uma iniciativa que tem como objetivo sensibilizar e desmistificar a situação dos cidadãos

ostimizados, junto da sociedade em geral, com a convicção de que só a plena aceitação da comunidade permitirá a (re) integração dos ostomizados.

Os cidadãos ostomizados são aqueles que  sofreram uma intervenção cirúrgica através da qual foi realizada uma abertura numa parte do corpo, permitindo a emissão de secreções diversas, necessitando conviver com uma abertura artificial no corpo designada por estoma.  As razões para a necessidade de uma cirurgia de ostomia são as mais diversas, desde uma doença até um acidente, assim como os objetivos que procura servir. As ostomias podem ser temporárias ou definitivas, mas em qualquer dos casos requerem cuidados específicos, em concreto a utilização de dispositivos próprios no dia-a-dia.

Tendo como objetivo primordial a promoção da igualdade e a não discriminação, o Município de Amarante associou-se em 2015 à Associação ANOXV – Associação Nacional de Ostomizados e instituiu o 26 de Outubro como o Dia Amarantino do Ostomizado.

Em 2019, o município lançou a Campanha Nacional “O Saco não é Vergonha, o saco é Vida” que este ano foi alargada aos municípios portugueses que aceitaram associar-se à iniciativa como é o caso do Município de São Brás de Alportel que divulgou a campanha nos seus perfis de redes sociais.

 

Por: CM SBrás