O executivo municipal de São Brás de Alportel aprovou unanimemente a emissão de um voto de pesar pelo falecimento de João Manuel de Jesus Contreiras, conhecido carinhosamente na comunidade por João Rita.

Este são-brasense, nascido em 1940, foi um cidadão exemplar, em cidadania e generosidade particularmente marcada na comunidade pelo momento em que ofereceu uma ambulância ao Corpo de Bombeiros Voluntários em 2000.

João Contreiras iniciou a sua vida profissional no setor corticeiro e que fez carreira como leitor cobrador da Federação de Municípios Portugueses, atual EDP. De espírito empreendedor, foi também proprietário de uma mercearia na rua Dr. José Dias Sancho, nas décadas de 80 e 90.

Envolvido nas atividades da comunidade, sócio de vários clubes da terra, pertenceu à Columbófila de São Brás de Alportel, na década de 80, tendo ganhado diversos troféus. O jogo da malha e os jogos de cartas foram paixões de toda uma vida, que o levaram a participar regularmente em torneios e arrecadar vários troféus.

João gostou sempre de ajudar toda a comunidade como podia, nem que fosse com a sua alegria e boa disposição constantes. No ano de 2000, teve a sorte de vencer o Concurso Totoloto, e prontamente, em dezembro daquele ano, ofereceu ao Corpo de Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel uma ambulância totalmente equipada. O seu benemérito gesto merece justo tributo nas páginas da História da comunidade são-brasense, que muito se orgulha dos Homens de Boa Vontade que com os seus atos a engrandecem.

O seu falecimento é motivo de profunda tristeza para o Município e para a comunidade são-brasense, que tanto lhe deve, e que motivou a aprovação de um sentido voto de pesar e transmite as mais sinceras condolências e solidariedade fraterna à sua família.