O Município de São Brás de Alportel entregou esta terça-feira, 7 de setembro, um voto de louvor, aprovado por unanimidade pelo executivo municipal são-brasense, à ginasta são-brasense Rita Panazete de Ascensão que se sagrou campeã distrital juvenil em ginástica acrobática, em trio feminino.

O voto de louvor reconhece os relevantes resultados desportivos conquistados por esta jovem de 16 anos que se tem destacado ao nível regional e nacional, percurso coroado pela mais recente conquista, como Campeã Distrital Juvenil em Ginástica Acrobática. Um testemunho de competência, tenacidade e determinação, que constitui um exemplo para os outros jovens e que muito orgulha o Município de São Brás de Alportel e a comunidade são-brasense.

Rita dedica-se à ginástica rítmica desde tenra idade. O seu percurso começou no Centro de Cultura e Desporto dos Trabalhadores da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de São Brás de Alportel e tem vindo a desenrolar-se nos clubes Gimno Faro, na Associação de Pais e Amigos da Ginástica de Loulé (APAGL) e mais recentemente no Louletano Desportos Clube.

Um percurso alcançado com muito esforço, determinação e talento que têm permitido alcançar cada vez melhores resultados e que mereceu o reconhecimento do Município de São Brás de Alportel.

 

VOTO DE LOUVOR

Rita Alexandra Panazete de Ascensão – Campeã de Ginástica Acrobática

A ginástica rítmica é um dos desportos que oferece maior beleza aos olhos do mundo. Pode ter nascido no circo, desde o séc. XVII, mas afirmou-se como modalidade mais recentemente, as primeiras competições mundiais foram em 1770.

A Rita Alexandra Panazete de Ascensão, tem 16 anos e nasceu num dia muito especial, o dia 25 de abril.  A Rita brilha quando exercita, com elevada agilidade, coordenação e perfeição, as suas representações.

Defende com garra a sua paixão pela ginástica acrobática, modalidade que iniciou em São Brás de Alportel, integrada na classe de ginástica do Centro de Cultura dos Trabalhadores da Câmara municipal de Junta de Freguesia aos 6 anos e desde essa idade se destacou ao olhar do treinador, já no Gimno Faro. Ingressou posteriormente na APAGL, (associação de pais e amigos da ginástica de Loulé) e hoje abraço outro clube, o Louletano Desportos Clube.

Treinando 6 dias por semana, organizada e boa aluna, entrou este ano no 11º ano de economia. Para isso todos estão conscientes do seu percurso de abdicação de outros momentos do percurso de cada pessoa enquanto jovem.

São muitos os momentos recordados pela mãe, sobre o esforço da sua filha, num árduo percurso de treinos, etapas e competições a que teve que se apresentar, mas mais ainda pelas vitórias alcançadas e desafios bem-sucedidos. Como, por exemplo, quando no evento Noite Branca, aceitou, por ser a única volante da classe, para certos exercícios em manzatas, fazer 8 demonstrações, não vergou nem um minuto e foi um orgulho para todos, para o treinador e para a família.

Em 2020, no Maia Internacional Acro Cup(MIAC), da Maia, na competição com mais de 50 equipas de 17 países e foi campeã em trio iniciado. Recentemente em julho, voltou a orgulhar, a família, os treinadores e o Clube, sagrando-se Campeã Distrital Juvenil em Ginástica Acrobática, em trio feminino.

Assim,

- Considerando o acima exposto, e reconhecendo o percurso da jovem e o seu exemplo de tenacidade e determinação, e considerando o desporto como fator de equilíbrio no desenvolvimento e de felicidade para os adolescentes;

- Considerando o significado dos prémios alcançados, considerando que foi campeã distrital por mais de 5 anos, e a sua mais recente conquista enquanto desportista: Campeã Distrital Juvenil em Ginástica Acrobática;

- Um feito que é bem revelador da competência, tenacidade e determinação da jovem são-brasense Rita Panazete, qualidades que são motivo de reconhecimento por parte do Município de São Brás de Alportel.

Propomos a atribuição de um Voto de Louvor a Rita Alexandra Panazete de Ascensão, cujo embora curto percurso na ginástica acrobática é já revelador das suas capacidades e exemplo de valor, promovendo o nome do município de São Brás de Alportel ao país e orgulhando a comunidade são-brasense.

Mais se propõe que deste Voto de Louvor seja dado conhecimento ao Louletano Desportos Clube, e que o mesmo seja divulgado pelos meios informativos municipais e junto da comunicação social local.

 

São Brás de Alportel, 20 de julho de 2021

 

OS MEMBROS DO EXECUTIVO MUNICIPAL,

 

 

Por: Câmara Municipal de São Brás de Alportel