Outubro é o mês dedicado aos seniores e, como tal, o Grupo Idade Sénior (GIS) no âmbito da Rede Social de Tavira, procedeu ao planeamento de um conjunto de atividades de âmbito cultural, pedagógico, saúde e bem-estar com o objetivo de incrementar a participação da população sénior na vida da comunidade e proporcionar um mês mais animado, numa perspetiva de valorização do envelhecimento ativo.

O Mês Sénior inicia-se, no Dia Internacional do Idoso (01.10), pelas 10h30, no Mercado Municipal, com o Grupo de Cantares Lado a Lado, numa iniciativa da Associação Em Contato Tavira. A atuação repete-se à noite na Feira de São Francisco.

A manhã de dia 12 é dedicada à promoção da saúde, da atividade física e do bem-estar com a realização de iniciativas, no Pavilhão Municipal Dr. Eduardo Mansinho, as quais visam sensibilizar para o envelhecimento ativo e saudável.

Na tarde de dia 21, no Mercado da Ribeira, é possível assistir à peça de teatro “À grande e à portuguesa” pela Companhia de Teatro Farrapo d’ Arte. Uma comédia que visa proporcionar momentos de cultura e lazer. 

A programação do “Mês Sénior” encerra com uma matiné musical, no Mercado da Ribeira, a qual pretende oferecer uma tarde de animação.

Complementarmente, no decurso do mês, as entidades com trabalho desenvolvido junto da população sénior, dinamizam um conjunto de ações de carácter diversificado mediante a realização de “Dias abertos”.

Integram o Grupo Idade Sénior as seguintes entidades: Município de Tavira, Instituto da Segurança Social, Polícia de Segurança Pública, Guarda Nacional Republicana, Administração Regional de Saúde do Algarve, Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, Centro Humanitário de Tavira da Cruz Vermelha Portuguesa, Centro Social de Santo Estêvão, Centro Social Nossa Senhora das Dores de Santa Catarina, Centro Paroquial de Cachopo, Casa do Povo da Luz de Tavira, Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Tavira, Centro Social de Santa Maria, Associação Âncora - Centro Comunitário de Santa Luzia, “O Pontão” Associação de Solidariedade Social da Conceição de Tavira e a Associação Em Contato de Tavira.

Este ano foram convidadas a integrar o planeamento do “Mês Sénior” a Junta de Freguesia de Tavira e a Cooperativa Casa do Amparo.