O Município de Vila Real de Santo António (VRSA) chegou a acordo com a Ecoambiente para rever e ampliar os serviços de limpeza e recolha de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) no concelho.

O contrato, que tem estado a ser renegociado com a empresa, foi objeto de diversas alterações e prevê um aumento dos níveis de cobertura, eficácia e dotação de recursos humanos, de forma a garantir a correta limpeza e higiene pública de todo o concelho.

Para tornar o entendimento mais abrangente, o executivo da Câmara Municipal irá efetuar um conjunto de reuniões com os partidos com assento nos órgãos do município para apresentar os contornos do novo contrato e recolher contributos e sugestões.

O processo negocial com a Ecoambiente resulta de um vasto conjunto de reuniões desenvolvidas com a empresa e pretende trazer ao município ganhos na eficácia e eficiência dos serviços prestados, procurando corrigir situações que têm motivado queixas da população.

Por outro lado, o novo contrato visa obter a melhor relação custo-benefício para a autarquia - que irá honrar todos os encargos que vierem a ser definidos no acordo - para que assim possa ser prestado um serviço de excelência à população em matéria de limpeza urbana.

O objetivo desta renegociação passa também por evitar o conjunto de incumprimentos que, no passado, resultaram na acumulação de uma dívida à empresa no valor de 1,2 milhões de euros, colocando em causa a eficácia e a sustentabilidade da operação.