A notícia que há muito a Operação Nariz Vermelho (ONV) aguarda por dar chegou: os Doutores Palhaços estão de regresso às visitas presenciais nos 17 hospitais, de norte a sul do país, com os quais a Associação colabora. Um marco atingido esta terça-feira, 18 de janeiro, Dia Internacional do Riso.

Um dia que se tornou mais alegre para as crianças dos hospitais São João e Centro Hospitalar de Gaia-Espinho, os únicos dois dos 17 hospitais onde os Doutores Palhaços ainda não tinham podido regressar fisicamente desde a chegada da Covid-19 a Portugal.

“Este é um dia muito feliz para a nossa Missão, porque finalmente recuperamos a génese do nosso trabalho: a magia do Encontro do Palhaço e da Criança em todos os 17 hospitais que visitamos”, afirma Luiza Teixeira de Freitas, presidente da ONV. A presidente acrescenta ainda que este regresso foi possível “porque os Doutores Palhaços, artistas profissionais com formação específica para atuação em contexto hospitalar, receberam formação adicional e adaptaram as suas interações e dinâmicas com as crianças, os seus familiares e cuidadores e os profissionais de saúde, de forma a obedecerem a todas as normas de higiene e segurança que a pandemia implementou nos hospitais portugueses”.

Assim, a ONV, que este ano celebra o 20º aniversário, volta a distribuir sorrisos e boa-disposição pelos corredores dos hospitais São João e Centro Hospitalar de Gaia-Espinho, e também pelo IPO do Porto, Centro Materno-Infantil do Norte, Hospital de Braga, Centro Hospitalar Pediátrico de Coimbra, IPO de Lisboa, Hospital Dona Estefânia, Hospital de Santa Maria, Hospital de Santa Marta, Hospital São Francisco Xavier, Hospital Beatriz Ângelo, Hospital Prof. Dr. Fernando Fonseca (Hospital Amadora-Sintra), Hospital Garcia de Orta, Centro Hospitalar do Barreiro-Montijo, Hospital de Cascais e Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão.