O Centro de Arqueologia Caetano de Mello Beirão (CACMB) vai assinalar, próximo dia 17 de Abril, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, cujo tema para este é ano é PASSADOS COMPLEXOS: FUTUROS DIVERSOS.

A iniciativa, em parceria com o Município de Ourique, a Direção Regional de Cultura do Alentejo e a associação Atalaia, vai consistir numa visita guiada à vila de Ourique, bem como numa conversa informal sobre os pormenores da futura Rota do Património da Vila de Ourique, que será disponibilizada em breve.

A visita decorre no próximo dia 17 de abril de 2021, a partir das 09h30, com início marcado no CACMB. As inscrições são gratuitas e limitadas a 20 pessoas, podendo ser feitas através dos seguintes contactos: 286 510 418, 966 190 080 ou cacmb.ourique@gmail.com .

O programa inclui uma visita aos bastidores do CACMB, em cujo laboratório estão a ser tratados os objetos arqueológicos descobertos nas recentes escavações e que brevemente serão apresentadas em exposição ao público.

Num ano indelevelmente marcado pela eclosão de uma pandemia à escala global, que abalou todas as estruturas da sociedade e pôs a nu muitas das fragilidades e desigualdades do mundo em que vivemos, é urgente refletirmos sobre o passado e projetarmos um futuro mais solidário e mais inclusivo.

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS) foi criado pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS) a 18 de Abril de 1982, com o objetivo de sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para a necessidade da sua proteção e valorização. Celebrando o património nacional, comemoramos também a solidariedade internacional em torno do conhecimento, da salvaguarda e da valorização do património em todo o mundo.

 

Por: CM Ourique