O Município de Ourique tem mantido ao longo dos anos um amplo conjunto de iniciativas orientadas para as crianças, os jovens, as famílias e a população sénior, que estiveram condicionadas pelas limitações impostas pela pandemia em 2020 e 2021.

Neste verão, Ourique recupera a disponibilização de um programa de ocupação dos jovens, o “OURIQUE MAIS JOVEM”, destinado a residentes no Concelho de Ourique, com idade compreendida entre os 18 e os 23 anos, à data da inscrição, que não exerçam nenhuma ocupação profissional remunerada.

O “OURIQUE MAIS JOVEM” é uma iniciativa municipal que tem como objetivo a ocupação dos jovens, com atividades estruturadas e organizadas em variadas áreas de atividade profissional, no âmbito das competências da autarquia ou outras entidades, estimulando o seu contato com a realidade social e económica local, incutindo-lhes valores de empreendedorismo e participação na vida ativa.

O Programa de Ocupação para Jovens está focado em proporcionar oportunidades de conhecimento, de experienciação e de contacto nas áreas da juventude, educação, cultura, ambiente, património, turismo e outros de interesse social, comunitário e administrativo, de 4 de julho a 31 de agosto.

Os jovens integrados no Programa “OURIQUE MAIS JOVEM” têm direito a uma bolsa no valor mensal de 310,24 euros (70% do Indexante de Apoios Sociais – 443,20 euros) e a seguro de acidentes de trabalho que cobre os riscos que possam ocorrer durante e por causa do exercício das atividades integradas no projeto de ocupação.

Os interessados podem realizar a sua inscrição no Gabinete de Ação Social do Município de Ourique de 23 a 29 de junho de 2022, nos termos das normas do programa.

O Município de Ourique continuará a concretizar respostas para as pessoas, a construir soluções para o território e a procurar valorizar os recursos próprios com novas oportunidades de financiamento e de melhoria das condições de vida no concelho.