No próximo dia 3 de dezembro (sábado) iniciar-se-á a VIII edição da Feira do Livro Novo e Usado de Faro. Uma iniciativa ímpar no concelho que traz à cidade uma seleção de livros com novidades editoriais, livros infantis e juvenis e títulos que marcam a história da literatura.

A abertura desta edição contará com a presença de Manuel Loff e Filipe Guerra, co-autores do livro "O «Novo Normal», Securitização, Precariedade e (Des)Integração Europeia em Tempos de Pandemia". Em pleno momento de pós-pandemia de Covid-19 esta obra debruça-se sobre a gestão política e económica que dela se fez, criando um contexto social, político, económico e até existencial que abriu um novo ciclo histórico na implantação de um regime securitário à escala global, nas relações de trabalho e no processo de integração europeia. Mais do que fixar simplesmente um retrato histórico de época, o que aqui se pretende é intervir no debate sobre os caminhos que Portugal e o mundo seguem num contexto tão desafiante como o atual.

A edição deste ano celebrará também o Centenário de José Saramago com diversas iniciativas em torno da sua obra, destacando-se uma manhã infantil no dia 8 de dezembro e uma sessão de cinema em colaboração com o Cineclube de Faro na noite de 16 de Dezembro e, obviamente, a obra editada pelo prémio Nobel em Portugal.  

Pela primeira vez nesta Feira do Livro será também realizada uma noite de Jogos de Tabuleiro em que os visitantes serão convidados a experimentar alguns jogos de tabuleiro modernos, recuperando uma tradição perdida em muitas famílias, mas que tem ganho adeptos pelo país e região como demonstram os encontros que se realizam um pouco por todo o Algarve. Esta Noite de Jogos realizar-se-á no dia 7, véspera de feriado, pelas 21H00. 

Patente até dia 17 de dezembro e aberta ao público entre as 17h e as 19h30 durante a semana e aos Sábados entre as 15h30 e as 19h30, a VIII edição da Feira do Livro Novo e Usado contará com mais de 2.000 títulos, incluindo uma vasta seleção de autores algarvios, literatura infantil & juvenil, banda desenhada, ficção científica, biografias, romances, policiais, política e poesia.

Uma iniciativa cultural que vai já na sua 8ª edição, tornando-se num evento cada vez mais procurado na região, pela diversidade e qualidade dos livros expostos bem como pelos mais de 20 lançamentos e apresentações de livros, tornando-a num marco da vida cultural da cidade.

A Comissão Concelhia de Faro do PCP convida toda a população a visitar mais esta Feira do Livro patente na Rua de Portugal nº 44, em Faro.