Tendo como base o lema «O futuro têm partido, mais força ao PCP!», realizou-se a 5 do corrente mês e ano a VII Assembleia de Organização Concelhia de Loulé, do Partido Comunista Português (PCP).

Constituída a mesa, sob a responsabilidade da Comissão Concelhia cessante, partiu-se para a análise do Projeto de Resolução Política da referida Assembleia, com a participação de membros do Partido, amigos e convidados.

Do documento, consta a situação internacional, cuja apresentação foi amplamente centrada na investida exploradora e agressiva do Imperialismo.

A situação nacional direcionou-se para a maioria do PS, que marca o quadro político atual, em que o aumento do custo de vida (entre outros) degrada o dia-a-dia dos trabalhadores, visto os baixos salários não possibilitarem a aquisição de bens essenciais, e a crescente desregulação sustentar os lucros dos grandes grupos económicos.

Sobre a situação regional, Algarve no geral e Loulé no particular, as matérias em análise assentaram na realidade Social e Económica, na Saúde, na Educação, na Habitação, no Ambiente e no Município.

O documento contém, ainda, a situação dos trabalhadores do concelho e em especial do sector do Turismo em Loulé, responsável pela principal atividade e o maior empregador do concelho. Igualmente responsável pela exploração e desemprego (pois assenta em períodos sazonais), acentuando a precariedade, quer do trabalho de nacionais, quer de imigrantes.

Em particular, o documento não descura o Balanço da Atividade, Iniciativa e Organização do Partido, plasmado numa política que aposta na criatividade e na capacidade de mobilização, conducente à luta dos trabalhadores e do povo.

Por unanimidade, foi eleita a nova Comissão Concelhia, organismo dirigente do PCP neste concelho, enquadrando várias áreas profissionais dos membros eleitos, a saber: Hotelaria, Função Pública, Agricultura, Educação, entre outros.

Paulo Neto, membro do Secretariado da Direcção Regional do Algarve, fez a intervenção final, resumindo toda a matéria constante na Ordem de Trabalho, reafirmando a preocupação do PCP na vida dos cidadãos, o direito à informação isenta da notícia, relembrando a participação reflexiva e debates sobre os problemas nacionais e internacionais.