Em contexto de pandemia, reconhecimento a relevância do movimento associativo como um dos motores essenciais da vida da comunidade, o Município de São Brás de Alportel criou um apoio extraordinário para auxiliar as associações locais,

que precisam de adotar medidas de prevenção do contágio e proteção dos seus utentes, funcionários e colaboradores na retoma das suas atividades no decurso deste ano.

Em 2021, o associativismo são-brasense conta com um investimento municipal de quase meio milhão de euros.

O executivo municipal aprovou por unanimidade, na reunião de câmara do passado dia 22 de dezembro, o Plano Municipal de Apoio ao Associativismo para o ano de 2021.

Um plano que dá continuidade à política de apoio às associações desportivas, culturais, recreativas, sociais e de apoio à economia que desenvolvem a sua atividade no concelho; e que procura corresponder às necessidades e desafios do contexto atual.

Neste contexto, atendendo ao impacto negativo que a pandemia provocada pelo coronavírus COVID-19 tem vindo a ter a nível económico, social e cultural, o plano contempla um conjunto de medidas excecionais para contribuir para o equilíbrio financeiro e para a sustentabilidade das associações do concelho até que seja possível retomar a normalidade, com as necessárias e exigente adaptações.

O Plano Municipal de Apoio ao Associativismo são-brasense para 2021 conta com um orçamento global superior a 457 mil euros, o que representa um aumento de cerca de 5% face ao valor previsto para 2021.

Nesta edição, o Plano integra o estabelecimento de protocolos de colaboração com 21 associações, ou seja, mais duas associações do que na edição de 2020.

No total, serão assinados 21 contratos protocolos de cooperação e/ou contratos-programa de desenvolvimento desportivo, com especial destaque para a área do desporto e cultural, mas também para as áreas da proteção civil e proteção animal.

“No contexto da pandemia provocada pelo COVID-19 que está a gerar uma das maiores crises da história, se os Municípios não assumirem as suas responsabilidades no apoio às comunidades, nomeadamente às associações locais, arriscam-se a que, quando tudo passar, muitas destas possam ter encerrado a sua atividade, o que devemos evitar a todo o custo”, refere o Presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Vitor Guerreiro.

 

Por: Câmara Municipal de São Brás de Alportel