Portimonense e Vitória de Guimarães «anularam-se» ontem ao empatarem 1-1, em Portimão, no jogo da 18.ª jornada da I Liga de futebol, com os algarvios a evitarem a derrota a cinco minutos do final.

No Municipal de Portimão, o angolano Nélson da Luz colocou o Vitória de Guimarães em vantagem, com um golo aos 34 minutos, tendo o brasileiro Anderson assinado o tento dos algarvios, aos 85.

Com este resultado, o Portimonense, que não vence há cinco jornadas, mantém o sétimo lugar da classificação, com 25 pontos, mais um do que o Vitória de Guimarães, que não vence há quatro jogos e é oitavo.

Depois de um período inicial de equilíbrio, com ambos os conjuntos preocupados mais em defender do que atacar, foi o Vitória de Guimarães, aos 15 minutos, quem teve a primeira ocasião de abrir o marcador, num lance em que Samuel negou o golo por duas vezes a Ruben Lameiras.

Na resposta, três minutos depois, o japonês Nakajima teve a ocasião para colocar o Portimonense na frente do marcador, mas Bruno Varela opôs-se ao remate do avançado algarvio.

O melhor futebol da equipa minhota acabou por ser premiado aos 34 minutos, num lance em que João Ferreira beneficiou dos erros dos centrais algarvios, primeiro Willyan e, depois Lucas Possignolo, com este último a colocar a bola para Nélson da Luz abrir o marcador, vantagem que levou para o intervalo.

Para a segunda parte, Paulo Sérgio colocou Anderson e Carlinhos de início, nos lugares de Ewerton e Aylton Boa Morte, respetivamente, alterações que deram maior consistência ofensiva e velocidade ao jogo dos algarvios.

Aos 63 minutos, o Portimonense conseguiu, através de Pedrão, uma oportunidade para chegar ao empate, mas o defesa algarvio rematou ao lado.

Os algarvios, mais pressionantes, tiveram nova oportunidade aos 78 minutos, num lance em que Lucas Possignolo fez a bola passar muito perto do ‘travessão’ da baliza de Bruno Varela, depois da marcação de um livre.

A persistência algarvia resultou no golo do empate, assinado aos 85 minutos por Anderson, num remate cruzado desferido à entrada da área e fora do alcance de Bruno Varela e que evitou nova derrota dos algarvios em casa.

No período de descontos, o Vitória de Guimarães esteve muito perto de chegar ao segundo golo, mas o remate de Nélson da Luz, já na área, embateu na barra da baliza de Samuel, que ainda efetuou grande defesa a livre de Janvier.

 

Por: Lusa


 

Futebol: I Liga/ Portimonense - Vitória de Guimarães (declarações)

 

Declarações no final do encontro Portimonense-Vitória de Guimarães (1-1), da 18.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol:

- Paulo Sérgio (treinador do Portimonense): “Nos últimos três quatro minutos cometemos alguns erros e não gostei nada.

Entrámos muito bem, com muito espaço pelos corredores e com muito caudal de jogo na área do Vitória, mas não finalizámos bem, umas vezes por decidirmos mal no último passe. Houve passes a mais para trás e para o lado.

Depois, vacilámos quando sofremos o golo. Cometemos uma asneira que deu o autogolo.

Na segunda parte, procurámos inverter a situação e o jogo teve apenas sentido único.

Por vezes, revelámos imaturidade, o que nos preocupa e o que nos tirou da Taça [de Portugal]. Não gostei nada, porque a vontade de ganhar não se pode sobrepor à inteligência.

Acabámos por deixar partir o jogo e deixámos de ter o discernimento que devíamos ter tido.

O mês de mercado de transferências, como é óbvio, deixa o seu rasto, porque é natural que os jogadores, embora com grande entrega ao trabalho durante a semana, tendam a olhar para o seu futuro. Não é fácil e devia ser alterado.

Trinta dias é um tempo demasiado largo.

- Pepa (treinador do Vitória de Guimarães): “É uma frustração tremenda não termos vencido o jogo. Para nós, são dois pontos perdidos.

Notou-se alguma ansiedade na equipa, com receio de errar.

Foi um jogo de grande intensidade, fomos uma equipa muito coesa, com muita alma, e este é o caminho que devemos ter.

Tivemos algumas decisões erradas, mas tenho de realçar a entreajuda que tivemos.

Esse é o caminho para regressarmos às vitórias rapidamente.

Se analisarmos o jogo, os primeiros 15 minutos acertámos bem e obrigámos o Portimonense a jogar com bolas mais longas, o que fez com que não tivesse tido oportunidades de golo.

Na segunda parte, não houve oportunidades, mas aconteceram coisas que já nos têm acontecido.

Nos últimos minutos, o Portimonense, depois do golo, condicionou a nossa ação”.

 

Por: Lusa