O Portimonense venceu hoje por 4-1 na receção ao Gil Vicente, em jogo da 19.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, distanciando-se da zona de despromoção ao segundo escalão.

A equipa algarvia entrou, literalmente, a ganhar, com um golo de Maurício no primeiro minuto, mas os visitantes empataram aos 26, numa grande penalidade concretizada por Samuel Lino, antes de Salmani (33), Aylton Boa Morte (72) e Beto (85) darem expressão ao triunfo do Portimonense, que quebrou um ciclo de quatro encontros seguidos sem ganhar.

O Portimonense subiu ao 11.º lugar isolado, com 19 pontos, quatro acima da zona de despromoção direta, enquanto o Gil Vicente, que venceu apenas uma das últimas oito partidas, ocupa a 16.ª posição, reservada ao ‘play-off’ de manutenção, com 16 pontos.

(ficha)

 

Jogo disputado no Municipal de Portimão.

Portimonense – Gil Vicente: 4-1.

Ao intervalo: 2-1.

Marcadores:

1-0, Maurício, 01 minuto.

1-1, Samuel Lino, 26 (grande penalidade).

2-1, Salmani, 33.

3-1, Aylton Boa Morte, 72.

4-1, Beto, 85.

Equipas:

Portimonense: Samuel, Moufi (Fali Candé, 87), Maurício, Lucas Possignolo, Anzai, Ewerton (Pohua, 87), Willyan, Dener, Salmani (Henrique, 81), Aylton Boa Morte e Bruno Moreira (Beto, 64).

(Suplentes: Nakamura, Fabrício, Vaz Tê, Beto, Henrique, Luquinha, Lucas Tagliapietra, Fali Candé e Poha).

Treinador: Paulo Sérgio.

Gil Vicente: Beunardeau, Paulinho (Joel, 62), Nogueira, Ruben Fernandes, Talocha (Henrique Gomes, 46), Pedro, João Afonso (Lucas Mineiro, 46), Gonçalves (Baraye, 73), Lourency (Marques, 62), Samuel Lino e Kanya.

(Suplentes: Denis, Joel, Diogo Silves, Rodrigo, Vítor Carvalho, Baraye, Lucas Mineiro, Marques e Henrique Gomes).

Treinador: Ricardo Soares.

Árbitro: Artur Soares Dias (AF Porto).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Lucas Possignolo (37) e Moufi (83).

Assistência: Jogo realizado à porta fechada devido à pandemia de covid-19.

(declarações)

Ricardo Soares (treinador do Gil Vicente): "Em primeiro lugar quero dar os parabéns ao Portimonense, porque foi a melhor equipa em grande parte do jogo. Entrámos mal e sofremos um golo de bola parada, situação de que estávamos avisados, pois o Portimonense tem feito muitos golos desta forma, em muitos jogos.

O golo muito cedo acabou por nos abalar nos primeiros 10 a 15 minutos, mas depois conseguimos equilibrar e chegar ao empate. Cometemos erros de abordagem em muitos lances e acabámos por sofrer o segundo golo.

Na segunda parte, o Portimonense baixou as linhas e tentámos por todos os meios, pelo centro, pela esquerda e pela direita, mas nunca fomos capazes e sentimos dificuldades, porque, na minha opinião, fomos uma equipa sem critério.

A minha equipa estava muito desgastada, não fomos intensos, não ganhámos duelos, também porque fizemos seis jogos em 18 dias, o que nos provocou um enorme desgaste. Demos uma pálida imagem, mas não é isto que é o Gil Vicente. Foi o nosso pior jogo, mas parabéns ao Portimonense, porque foi um justo vencedor".

Dener (jogador do Portimonense): "Penso que foi um dos melhores jogos que fizemos esta época, soubemos aproveitar as oportunidades que tivemos e o resultado demonstrou que fomos melhores, tanto no setor defensivo como no ataque.

Temos procurado a tranquilidade e queremos continuar a somar pontos. Agora, é preparar o próximo jogo e não relaxar, porque subimos na classificação, mas não estamos ainda tranquilos.

Toda a equipa está de parabéns pelo excelente jogo, naquela que terá sido uma das melhores exibições da época, até pelo resultado expressivo".