O Portimonense venceu hoje por 3-0 na receção ao Tondela, em jogo da 22.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, com o avançado Beto a «bisar» na partida.

Em Portimão, a equipa da casa adiantou-se no marcador aos 14 minutos, com um golo de Beto, e ampliou a vantagem aos 35, por Aylton Boa Morte. Na segunda parte, Beto ‘bisou’ na partida aos 54 e fixou o resultado final.

Com esta vitória, o Portimonense soma agora 23 pontos e subiu, provisoriamente, ao 10.º lugar do campeonato, enquanto o Tondela está uma posição acima, com 24 pontos.

COMENTÁRIO: ‘Bis’ de Beto na vitória robusta do Portimonense sobre o Tondela

 

O Portimonense venceu hoje o Tondela por 3-0, num jogo da 22.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol em que Beto esteve em destaque, ao marcar dois golos, e cujo resultado reflete a superioridade dos algarvios.

A equipa anfitriã chegou ao intervalo a vencer por 2-0, com golos de Beto, aos 14 minutos, e Aylton Boa Morte, aos 35, tendo o avançado do Portimonense bisado aos 54, fixando o resultado final.

No Municipal de Portimão, a equipa da casa foi sempre mais atacante, criando mais oportunidades de golo e dominando durante a maior parte da partida, conseguindo anular as poucas oportunidades criadas pelo Tondela.

As equipas, que no início da partida estavam distanciadas por quatro pontos, ficaram mais próximas na classificação, com um ponto apenas a separar Tondela e Portimonense, com a equipa algarvia a recuperar lugares na liga.

O Portimonense apresentou algumas surpresas no 'onze' inicial, com a inclusão de Poha, Anderson Oliveira e Ewerton. Já o Tondela manteve a mesma formação que apresentou no último jogo, em casa, contra o Gil Vicente.

O início do jogo foi marcado por maior domínio e toada atacante da equipa da casa, com o primeiro remate à baliza, com algum perigo, a acontecer ao minuto seis, por Beto, com o guardião Pedro Trigueira a agarrar a bola com firmeza.

Novas oportunidades surgiram também por parte do Beto, na última, ao minuto 10, com um cabeceamento a passar muito perto do poste direito da baliza do Tondela.

À quarta foi de vez, com Beto a conseguir inaugurar o marcador, respondendo com um pontapé acrobático ao cruzamento de Anderson para o centro da área.

O primeiro remate à baliza do Tondela aconteceu apenas ao minuto 29, num remate de Murilo, defendido de forma confiante por Samuel Portugal.

Ao minuto 35 surgiu o segundo golo do Portimonense, num remate de Aylton Boa Morte, após uma jogada de insistência pelo flanco direito.

Quase no final da primeira parte o Tondela ainda tentou a sorte, com dois remates de João Pedro, o segundo dos quais passou rente ao poste direito da baliza do Portimonense.

A segunda parte iniciou-se com o Tondela a querer dar a volta ao resultado e Salvador a rematar ao minuto 46, à figura, mas a obrigar Samuel Portugal a defender com segurança.

Ao minuto 54 a dupla Anderson/Beto voltou a funcionar, com o primeiro a cruzar do lado esquerdo para área e o segundo a colocar a bola no fundo das redes do Tondela, com um remate em jeito.

Aos 57 foi Poha a rematar de longe com perigo por cima da barra do Tondela, que continuava a procurar o primeiro golo e, ao minuto 61, Arcanjo, acabado de entrar, rematou com perigo à baliza do Portimonense, obrigando Samuel Portugal a defender com dificuldade para canto.

Até ao final, a equipa de Portimão conseguiu segurar a vantagem robusta.

 

Futebol: I Liga / Portimonense - Tondela (declarações)

 

Declarações após o jogo Portimonense-Tondela (3-0), da 22.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, disputado hoje em Portimão:

Pedro Sá (jogador do Portimonense) – “Foi uma excelente exibição da nossa equipa, entrámos muito fortes no jogo, com o objetivo muito claro de ganhar os três pontos. São muito importantes estes três golos marcados em casa e não sofrer nenhum, agora é focar-nos numa semana de trabalho, para irmos aos Açores buscar os três pontos.

Sabíamos que nestas duas últimas semanas tínhamos dois jogos em casa e, num campeonato como o português, se tens duas oportunidades em casa, tens de fazer muitos pontos. Quem dera que fossem seis, na semana passada não conseguimos os três pontos, mas a equipa esteve bem, teve muita paciência com bola, mas, infelizmente, não conseguimos chegar ao golo.

Foram duas semanas de muito trabalho e muita dedicação, sempre focados nosso objetivo de, nos dois jogos em casa, fazer o maior número de pontos possível, porque isso é o que nos vai lançar para a metade superior ou inferior da tabela.

Foi um grande golo do Beto, se calhar dos melhores que esta liga irá ter, todos ficámos contentes por ele. O Beto é muito humilde e tem progredido ao longo dos anos e é muito bom para a confiança dele e a equipa também precisa que ele esteja confiante”.

 

Pako Ayestaran (treinador do Tondela) - “Não há nada a dizer, é uma derrota que merecemos porque eles estiveram muito melhores que nós, entraram melhor no jogo, estiveram melhor nas disputas, mais agressivos desde o início, com mais competição, o que nos tem faltado nos jogos fora.

Não tivemos muitos erros de posição, mas tivemos erros técnicos, não muito habitais nos nossos jogadores. Todos podemos ter uma tarde má, mas depois do primeiro golo, reagimos bem e criámos algumas situações com remates de fora da área.

Cada vez que tentávamos um contra-ataque não éramos eficazes e perdíamos a bola e, com o segundo golo, tornou-se difícil para nós”. 

Por: Lusa