O Portimonense venceu ontem o Vitória de Guimarães por 3-0, em jogo de abertura da 26.ª jornada da I Liga de futebol, com Bino Maçães a estrear-se no banco dos vimaranenses com uma derrota.

A jogar em casa, o Portimonense adiantou-se no marcador com um golo do defesa brasileiro Lucas Possignolo, aos cinco minutos. Na segunda parte, o médio canarinho Dener ampliou a vantagem, aos 64, de grande penalidade, com Beto a fazer o terceiro aos 67.

Com esta vitória, a segunda consecutiva no campeonato, o Portimonenses está em nono lugar, com 29 pontos, enquanto o Vitória de Guimarães, que estreou Bino Maçães como treinador, o seu terceiro na época, somou a quinta derrota seguida na I Liga e está em sexto, com 35.

O Portimonense venceu ontem o Vitória de Guimarães por 3-0, em jogo da 26.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, disputado em Portimão.

Jogo no Estádio Municipal de Portimão.

Portimonense - Vitória de Guimarães: 3-0.

Ao intervalo: 1-0.

Marcadores:

1-0, Lucas Possignolo, aos 05 minutos.

2-0, Dener, 64 (grande penalidade).

3-0, Beto, 67.

Equipas:

- Portimonense: Samuel, Moufi (Lee, 87), Lucas Possignolo, Maurício, Anzai, Dener (Pedro Sá, 66), Willyan, Luquinha (Ewerton, 80), Anderson (Fali Candé, 66), Aylton Boa Morte e Beto (Fabrício, 87).

(Suplentes: Ricardo, Fabrício, Ewerton, Henrique, Pedro Sá, Bruno Moreira, Casagrande, Fali Candé e Lee).

Treinador: Paulo Sérgio.

- Vitória de Guimarães: Bruno Varela, Sacko (Bruno Duarte, 82), Jorge Fernandes, Mumin (Lameiras, 66), Mensah (Rochinha, 66), André Almeida (Agu, 66), André André, Amaro, Pepelu, Edwards e Oscar (Janvier, 82).

(Suplentes: Matous Trmal, Suliman, Bruno Duarte, Rochinha, Lameiras, Agu, Ouattara, Miguel Luís e Janvier).

Treinador: Bino Maçães.

Árbitro: Manuel Oliveira (AF Porto).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Mumin (36), Willyan (56), Lameiras (85) e Lee (89).

Assistência: Jogo realizado à porta fechada devido à pandemia de covid-19.

Lucas Possignolo abriu o marcador, aos cinco minutos, tendo Dener (64) de grande penalidade e Beto (67) assinado os outros tentos dos algarvios no jogo da 26.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.

Na estreia de Bino Maçães no comando técnico, os vimaranenses até entraram melhor na partida, mais pressionantes a meio-campo, explorando a velocidade dos laterais, o que obrigou os algarvios a recuarem e a defenderem perto da área.

Embora com maior tempo de posse de bola e mais pressionantes, os minhotos acabaram por ser surpreendidos pelo golo madrugador do Portimonense, logo aos cinco minutos, quando na sequência de um pontapé de canto, Lucas Possignolo surgiu na área solto de marcação para de cabeça dar a vantagem à turma de Paulo Sérgio.

O Vitória de Guimarães reagiu ao golo e imprimiu ainda maior velocidade ao seu jogo, com passes rápidos a meio-campo, tendo no lateral Mensah a sua ‘pedra’ mais influente no ataque à baliza algarvia.

Ao minuto 15, a turma minhota conseguiu, pela primeira vez, criar a sua primeira oportunidade de perigo, mas ninguém aproveitou o cruzamento de Edwards, com a bola a passar à frente da baliza de Samuel.

Até ao intervalo, o Vitória foi quem mais procurou o golo, tendo aos 24 minutos a sua melhor oportunidade, com Mensah, em boa posição, a rematar ao lado da baliza de Samuel, com o guarda-redes algarvio já fora do lance.

No segundo tempo, os algarvios corrigiram algumas das posições e passaram a equilibrar o jogo a meio-campo, dividindo a posse de posse com os vimaranenses, tendo Beto (47) a oportunidade para dilatar o marcador, com o avançado a rematar por cima da baliza deserta, depois de uma saída em falso do guarda-redes Varela.

No seu melhor período de toda a partida, a formação de Paulo Sérgio dilatou o marcador através de uma grande penalidade concretizada por Dener (64), lance assinalado após falta de Óscar sobre Beto.

A desvantagem de dois golos obrigou a que o Vitória de Guimarães se adiantasse mais no terreno, o que foi aproveitado pelos algarvios para, em contra-ataque chegaram ao 3-0, com um remate colocado de Beto fora do alcance de Varela.

Com este triunfo, o Portimonense subiu ao nono lugar, com 29 pontos, enquanto o Vitória de Guimarães mantém o sexto posto, com 35.

Declarações dos treinadores do Portimonense e do Vitória de Guimarães, após o jogo da 26.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, em que os algarvios venceram por 3-0.

 

- Paulo Sérgio (treinador do Portimonense): “Foi uma grande vitória conseguida diante de um adversário que tem muito valor, com o resultado a não refletir as dificuldades que tivemos para vencer.

Nós fizemos o trabalho de casa e fomos ver como é que o Bino [Maçães] trabalhava na equipa B. Verificámos que utiliza um sistema que obriga os adversários a correrem imenso.

Entrámos no jogo a tentar pressionar alto o que permitiu ao Vitória, nos primeiros 25 minutos, dominar e ter mais posse de bola.

Nós defendemos bem e não estava a gostar da forma como estávamos a atuar, embora estivéssemos em vantagem. Tentei mudar o quadro na zona central do terreno e termos chegado ao intervalo em vantagem foi muito bom.

Falei com os jogadores sobre aquilo que pretendia e que tínhamos de fazer para segurar o jogo e, na segunda parte, conseguimos trazer o jogo para o nosso lado.

Embora seja um resultado folgado, não foi fácil diante de um adversário que tem bons executantes, muito rápidos. Parece que foi um jogo tranquilo, mas não foi.

É uma vitória muito saborosa, principalmente porque foi a segunda consecutiva, coisa que ainda não tínhamos conseguido na presente temporada".

 

- Bino Maçães (Treinador do Vitória de Guimarães): “Acho que o resultado é muito pesado para aquilo que foi o jogo. Entrar praticamente a perder causou-nos maior intranquilidade.

O Portimonense fez um jogo muito eficaz, mas nós tivemos momentos na primeira parte em que tivemos por cima, e até mesmo no início da segunda parte, mas acabámos por sofrer um golo de penálti e outro logo a seguir, num lance em que temos que refletir.

Tirámos coisas boas deste jogo, conseguimos ter bola, criar espaços entre linhas e, nesse aspeto, fiquei agradado e penso que o caminho é por aí.

Temos de evitar cometer erros como aqueles que cometemos ontem, mas vi o jogo da equipa a fluir mais, mas há erros que não se podem cometer, mas confiamos nos jogadores e sabemos que podem fazer coisas melhores no futuro.

Recordo que ontem tivemos aspetos positivos, embora possa não soar bem dizer isto.

O Portimonense é uma boa equipa e ontem foi muito eficaz e feliz no resultado."