Ao longo deste verão, as estâncias balneares de Portimão voltam a hastear diversos galardões que certificam os seus muitos atributos e que atraem ao concelho milhares e milhares de turistas.

Destaque para a “Bandeira Azul”, símbolo da União Europeia que ondula na Praia da Rocha, Marina de Portimão, Três Castelos, Vau, Três Irmãos, Torralta e Alvor, comprovando o cumprimento de critérios como a informação e educação ambiental, a qualidade da água, a gestão ambiental e os equipamentos, bem como a segurança e os serviços.

Galardão qualitativo reservado a praias, portos de recreio e marinas, a “Bandeira Azul” é hasteada nas praias de Portimão desde 1987, tendo como objetivo principal elevar o grau de consciencialização para a necessidade da proteção do ambiente marinho e costeiro.

Também a bandeira de “Praia Acessível – Praia para Todos” está de regresso às praias da Rocha, Vau, Três Irmãos, Torralta, Alvor e Marina, novamente distinguidas por cumprirem requisitos como os acessos pedonais sem obstáculos para pessoas com mobilidade condicionada, o estacionamento ordenado e com lugares reservados a viaturas ao serviço das pessoas com mobilidade condicionada, as passadeiras sobre o areal e a existência de instalações sanitárias adaptadas, entre outros fatores.

Considerada uma das mais emblemáticas estâncias balneares portuguesas e ex-libris do Algarve, a Praia da Rocha voltou igualmente a merecer este ano o Grau Qualidade de Ouro, atribuído pela associação ambientalista Quercus. 

Com acesso facilitado para portadores de deficiência, a Praia da Rocha possui um renovado passadiço de 1,4 quilómetros, ao longo do qual funcionam diversos restaurantes e bares, bem como um parque infantil e duas áreas desportivas.

Para esta intervenção de fundo foram usadas madeiras com características mais resilientes e adaptadas às especificidades da zona, localizada a poucas centenas de metros do mar, sendo também instalados um novo sistema de iluminação, o que permite uma experiência mais agradável e segura, sobretudo durante os passeios noturnos, e uma rede pública de ‘wireless’, no sentido de facultar o livre acesso à internet em toda a área.

Desse modo, foram fortalecidos os atrativos que fazem da Praia da Rocha o local de férias eleito por cada vez mais veraneantes de todos os quadrantes e latitudes, não espantando a recente renovação do título Cinco Estrelas na sua categoria, distinção já recebida em 2019, ano em que foi a campeã nacional absoluta dos ‘hashtags’ no Instagram, com mais de 62 mil partilhas nesta rede social.

O Prémio Cinco Estrelas Regiões é um sistema de avaliação que identifica, segundo a população portuguesa, o melhor que existe no país ao nível de recursos naturais, gastronomia, arte e cultura, património e outros ícones regionais de referência nacional.

Em resultado dessa avaliação, é publicado online o “Portugal guia-Te 2022”, já em terceira edição, que realça os méritos da Praia da Rocha, nomeadamente “a fabulosa vista panorâmica sobre a linha da costa desfrutável num dos dois miradouros da praia”, assim como “a areia limpa e clara, as águas cristalinas que refletem todos os tons de azul, as rochas caprichosas, o esplendor do sol, numa paisagem natural de cortar a respiração, tal a beleza”.

Referência final para o motor de pesquisa Holidu.pt, onde a Praia da Rocha lidera a lista relativa à demanda dos turistas por casas de férias em zonas balneares portuguesas para este verão, com uma média de 12.100 consultas/mês, facto que atesta a relevância deste destino turístico.