Valor cai ligeiramente este mês nos contratos indexados à Euribor a seis meses e a três meses

A prestação paga ao banco pelo crédito à habitação desceu ligeiramente este mês de dezembro nos contratos indexados à Euribor a seis meses e a três meses, face às últimas revisões, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Um cliente com um empréstimo no valor de 150 mil euros a 30 anos, indexado à Euribor a seis meses e com um ‘spread’ (margem de lucro do banco) de 1%, passou a pagar a partir deste mês 446,55 euros, o que se traduz em menos 1,38 euros face à última revisão (junho).

Já no caso de um empréstimo para a compra de casa nas mesmas condições (valor e prazo de amortização), mas indexado à Euribor a três meses, o cliente passa a pagar uma prestação de 444,39 euros, menos 1,24 euros do que pagava desde setembro.

Estes valores foram calculados tendo em conta as médias da Euribor no mês de novembro, tendo sido a seis meses de -0,534% e a três meses de -0,567%.

No final de setembro, acabou a grande maioria das moratórias do crédito, que nas famílias eram importantes sobretudo para o crédito à habitação.

As taxas Euribor são o principal indexante em Portugal nos contratos bancários que financiam a compra de casa. A Euribor a seis meses é a mais usada, seguida da taxa a três meses.

 

Por: Idealista