A apresentação oficial da primeira edição do «Albufeira Cocktail Festival» está marcada para esta sexta-feira, dia 17 de setembro, às 21h00, junto ao miradouro do Pau da Bandeira, com a presença de várias entidades.
O evento, que conta com a participação de centenas de barmen nacionais e internacionais, tem por objetivo  homenagear os profissionais da Hotelaria e da Restauração e Bebidas e reforçar a imagem do setor a nível nacional e internacional. 
 
A organização pretende que o evento se torne num Festival importante para o concelho, de forma a colmatar a sazonalidade.
 
A partir de hoje e até ao próximo dia 4 de outubro, Albufeira recebe o “Albufeira Cocktail Festival”, um evento organizado em parceria pela Associação Barmen do Algarve e pela Associação Comercial de Albufeira, que conta com o apoio do Município de Albufeira.
 
Vão participar no evento centenas de barmen nacionais e internacionais, muitos dos quais premiados em competições nacionais e em campeonatos a nível europeu, bem como participações no campeonato mundial. A primeira edição do Festival vai contar com a presença das associações de barmen da Gran Canária, Tenerife, Huesca, Sevilha, Toscana, entre outras.
 
De acordo com a organização, o 1º Festival de Cocktails de Albufeira “pretende homenagear a atividade desenvolvida pelos profissionais da Hotelaria e Restauração e Bebidas, nomeadamente pela qualidade e originalidade da oferta, junto do público em geral e, ainda, fomentar e promover o setor a nível nacional e internacional, refocando a imagem de marca agregada ao que de melhor se faz nesta área, continuando a ser uma referência a nível nacional e internacional”. Os responsáveis das duas associações sublinham que numa situação pandémica, o Festival “pretende dinamizar o final da temporada do Verão de 2021” e acreditam que no futuro se venha a assumir como “um Festival importante no concelho, de forma a colmatar a sazonalidade, ligando o mês de setembro ao início de outubro”. Inserido no Festival, vai realizar-se o “1º Concurso de Barmaids do Algarve”, que tem por objetivo dar destaque ao desempenho, experiência e papel relevante das mulheres nesta categoria profissional. Refira-se que foi criada uma APP específica para o evento, que associada a um QR code junto dos estabelecimentos aderentes, dão acesso a brindes e prémios.
 
Os clientes podem, ainda, classificar os melhores cocktails. Ao longo dos 17 dias do evento vão ser realizados vários espetáculos de rua, um Road Show, com cerca de uma dezena de animadores, que prometem não vão deixar indiferente quem passar pela Avenida Sá Carneiro e pela baixa da cidade.