HiCard e KrattWorks são os projetos vencedores do programa "Accelerathon Espanha-Portugal: inovação e cooperação contra a Covid-19 e as alterações climáticas". Os resultados foram conhecidos no final da semana.

HiCard assenta no desenvolvimento e gestão de uma aplicação informática que poderá converter-se num Cartão Sanitário Digital Universal, desenhado para satisfazer as necessidades dos viajantes europeus quando se encontrem fora do seu local de residência, promovendo, assim, um regresso seguro do turismo internacional. Já KrattWorks, apresenta um sistema que, com a ajuda de drones, e através de inteligência artificial instalada nos equipamentos, consegue detetar e obter informação, em tempo real, sobre possíveis linhas de fogo.

O programa "Accelerathon Espanha-Portugal: inovação e cooperação contra a Covid-19 e as alterações climáticas" foi apresentado no início de março, ocasião em que foi lançado o desafio para apresentação de propostas e tecnologias inovadoras e colaborativas, de entidades públicas e privadas integradas na Eurorregião Alentejo-Algarve-Andaluzia (AAA), que possam ser postas em prática tanto durante a pandemia como quando esta termine, para resolver desafios ambientais e sociais provocados pela Covid-19 e as alterações climáticas.

Das 16 propostas a concurso, HiCard e KrattWorks foram as duas escolhidas por um júri de 11 representantes de entidades de ambos os países, dos quais fez parte a Comunidade Intermunicipal do Algarve - AMAL, tendo sido representada pelo técnico Pedro Arala Chaves, responsável pelo Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal.

Os dois vencedores serão agora acompanhados e assessorados pela Fundación Finnova, a fim de obterem acesso a fundos europeus para a concretização dos seus projetos.

Este programa, promovido pela Fundacion Finnova, foi co-financiado pela Consejería de la Presidencia, Administración Pública e Interior de la Junta de Andalucía, e contou com a colaboração do Projeto CILIFO (www.cilifo.eu), em que AMAL é uma das entidades parceiras.

 

+ INFO em https://accelerathon.eu/en/accelerathon-espana-portugal-euroaaa

O webinar pode ser revisto em https://youtu.be/CthF8euGF0Y

 

Por: WLP