É já a partir da próxima segunda-feira, que o Programa «Lagoa +Próximo» dá o pontapé de saída e chega às freguesias, descentralizando os serviços do Município e levando-os até aos munícipes.

O Programa “Lagoa +Próximo” pretende e facilitar a relação entre a autarquia e a população, através do Balcão Único descentralizado nas freguesias do concelho. Assim e a partir de agora, o munícipe não terá que se deslocar às instalações da Câmara Municipal, em Lagoa, para tratar de todos os serviços disponíveis no Balcão Único. Mediante marcação prévia, poderá faze-lo nas instalações da junta de freguesia da sua área de residência.

O Balcão Único Descentralizado estará disponível durante todas as semanas nos seguintes locais e horário: Segunda-feira – Junta de Freguesia de Ferragudo; Terça-feira – União das Freguesias de Estômbar e Parchal – no Parchal; Quarta-feira – União das Freguesias de Estômbar e Parchal – em Estômbar; Quinta-Feira – União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro – em Carvoeiro e na sexta-feira, na Junta de Freguesia de Porches, entre as 09h30 e as 12h00.

Este serviço será assegurado pelas funcionárias do município e permitirá que o munícipe pague a sua fatura de água, a ocupação de via pública, a taxa de publicidade, pague a habitação social, submeta a candidatura ao Programa de Apoio à Natalidade, bem como ao Apoio ao Arrendamento, entre muitos outros serviços, nas instalações das juntas e uniões de freguesias acima indicadas. 

Contudo, o Município de Lagoa alerta para o facto de os serviços online continuarem a ser o canal de interação privilegiado, para realização de qualquer serviço, especialmente relacionado com o ordenamento do território e urbanismo, que, ao abrigo da norma para submissão exclusiva dos processos urbanísticos em suporte digital, deverão continuar a sensibilização para a sua submissão através dos serviços online.

O Programa “Lagoa +Próximo” é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), aprovado pelo Programa Operacional CRESC ALGARVE, que tem como objetivo melhorar a relação entre a Autarquia e os Munícipes, através de uma forte aposta na transformação digital dos serviços do município e do reforço da capacidade e da eficiência administrativa municipal, assim como da acessibilidade das pessoas à administração local. 

O Programa “Lagoa + Próximo” foi concebido pelo Município de Lagoa para dar resposta às prioridades da administração local do concelho. Corporizam este projeto um conjunto de investimentos TIC, consubstanciado em duas atividades que consistem na renovação / modernização do site institucional, tornando-o mais funcional, acessível e intuitivo, na ótica do utilizador, oferecendo mais serviços online e, por outro lado, na desmaterialização, promoção/incentivo à utilização das TIC e proximidade de serviços aos cidadãos nas juntas de freguesia, para apoiar, ensinar e incentivar a utilização das TIC na comunicação com o Município.

“É muito importante estarmos próximos dos nossos munícipes e reforçarmos a relação que já existe com eles. Queremos chegar a todos, sem deixar nenhum lagoense para trás, e este programa será um grande passo dado para atingirmos esse objetivo”, considerou Luís Encarnação, Presidente da Câmara Municipal de Lagoa.