A Comissão Política do PSD Olhão, após ter assistido à última sessão de Assembleia Municipal de 24 de maio de 2022, entende tornar público o seguinte:

No ponto 6 da Ordem do Dia, encontrava-se, para apreciação e deliberação, a Proposta de Alteração ao Regimento da Assembleia Municipal de Olhão, trabalhada e apresentada pelo Grupo de Trabalho composto pelos membros nomeados dos partidos políticos com representação neste órgão.

“A transmissão em direto das sessões será objeto de Regulamento próprio a aprovar pela Assembleia Municipal", constava no ponto 3 do Artigo 39.

No momento da deliberação, a maioria PS da Assembleia Municipal de Olhão decidiu votar contra a transmissão em direto das sessões, negando aos Olhanenses o direito de poderem assistir ao funcionamento deste órgão fiscalizador do Município, possibilidade que promoveria a participação cívica e proximidade entre eleitos e eleitores.

Em resposta ao líder da bancada do PSD, que lamentou a decisão, argumentando que "quem não deve não teme", o presidente da Assembleia Municipal, em defesa da bancada socialista, manifestou a sua opinião pessoal, afirmando que a transmissão das sessões " é inaceitável por uma questão de desprestígio do órgão" por ele presidido, alegando mesmo não estar disposto a "ser enxovalhado nas redes sociais", nem pelos “Mem de Olhão”.

A avaliar por esta reação, concluímos que o membro eleito pelo partido socialista não teme o escrutínio político dos partidos da oposição, mas sim a sátira dos “Mem de Olhão", grupo humorista que contribui para alegrar os Olhanenses face aos dias negros que a democracia tem vivido em Olhão nos últimos 46 anos.

Relembrando que em política não pode valer tudo, consideramos este chumbo um bloqueio à transparência, entendendo ser nosso dever apelar ao Partido Socialista para que se mantenha fiel aos valores da democracia, reconsiderando a sua posição sobre esta matéria.
 

Por: PSD Olhão