Pela maior proximidade e transparência dos Órgãos Públicos Municipais

Os eleitos do PSD de São Brás de Alportel apresentaram na última Assembleia Municipal uma proposta para que todas as sessões da Assembleia Municipal passassem a ser transmitidas em direto, através da internet, nos formatos de vídeo e áudio, acessíveis a todos os cidadãos.

 

O PSD de São Brás de Alportel defende que o exercício de cargos públicos deve ser marcado por princípios de transparência e proximidade, bem assim como de publicitação e regular prestação de contas aos eleitores.

Considera ainda aquela força política ser cada vez mais fundamental aproximar as instituições de poder político aos cidadãos, atribuindo assim sobre os próprios órgãos um especial ónus de aproximação, como o direito de permitir o acesso dos cidadãos aos órgãos do poder local garantindo a aproximação dos eleitos aos eleitores e estimulando a sua participação ativa bem como o seu escrutínio político.

Foi com esta visão que os eleitos do PSD de São Brás de Alportel propuseram no passado dia 18 de Dezembro que todas as sessões da Assembleia Municipal passassem a ser transmitidas em direto, através da Internet, nos formatos de vídeo e áudio, acessíveis a todos os cidadãos, utilizando para tal os meios técnicos do Município. Para além disso, a proposta prevê que todas essas transmissões passem a estar disponibilizadas no website do Município, para consulta posterior a qualquer interessado, sugerindo ainda que o mesmo se venha a replicar às reuniões públicas da Câmara Municipal.

A proposta foi discutida e votada tendo sido aprovada por maioria, com os votos contra da bancada do Partido Socialista.

Acrescenta o PSD/SBA que a implementação desta proposta levará à ampliação da publicidade das reuniões bem assim como estimulará a participação ativa dos munícipes e o escrutínio daqueles que desempenham cargos públicos. Contribuirá ainda, na perspectiva daquela força política, como um meio facilitador para o investimento privado no concelho, na medida em que torna mais acessível a qualquer interessado a dinâmica política, organizacional e estratégica, o que pode ser um fator determinante na avaliação e tomada de decisão de qualquer investidor.

Quando questionado em relação ao facto da proposta ter sido cotada contra pelo Partido Socialista, responde o PSD/SBA que foi sem surpresa que se assistiu a esse sentido de voto, o que evidencia o desprezo pelo órgão fiscalizador do executivo manifestado pelo PS, estando capturado por um grupo de pessoas que terá no seu cacique e na luta pelo poder a única ideologia e que despreza a democracia e a participação popular, procurando a todo o momento, confundir, iludir, silenciar e vendar os olhos aos São-Brasenses.

Espera-se agora que o executivo não venha agora protelar a sua implementação criando falsas dificuldades, contrariando aquilo que democraticamente ficou decidido e que a próxima Assembleia Municipal seja já implementado este formato, finalizou o PSD São Brás de Alportel.

 

São Brás de Alportel, 20 de janeiro de 2021,

A Comissão Politica do PSD de São Brás de Alportel.