Com 13% de crescimento homólogo em 2020, o Porto de Sines foi o segundo porto europeu com maior evolução na carga contentorizada, ocupando a 16ª posição na lista dos principais de portos europeus neste segmento.

O ranking foi publicado por uma revista espanhola da especialidade (Transporte XXI) que analisou os resultados do mercado portuário europeu no ano passado.

Sines foi o único porto localizado na península a registar um crescimento no segmento dos contentores, mantendo a quarta posição ibérica. Com o impacto provocado pela pandemia, o volume total acumulado dos portos europeus registou uma diminuição de 2% na movimentação de carga contentorizada.

O Porto de Sines manteve-se ainda como a principal plataforma ferroviária de mercadorias da Península Ibérica, com 304.241 TEU movimentados por comboio entre o porto e várias plataformas de concentração de carga localizadas em Portugal e em Espanha.

A resiliência que toda a comunidade portuária de Sines demonstrou num contexto extremamente adverso para a economia mundial, permitiu que o Porto de Sines mantivesse o abastecimento da economia nacional, reforçando a sua integração nas principais cadeias logísticas internacionais.

 

Por: Unimagem